Busca no site 
 BOLETIM ONLINE
 
Boletim Psico Online - edição de 08/09
 
III Psicologia das Gerais
 
Seguindo o sucesso das edições anteriores, o III Psicologia das Gerais reuniu, entre os dias 27 e 29 de agosto, cerca de mil pessoas, que participaram de palestras, oficinas e sessões de cinema.
O evento contou com a participação de psicólogos, docentes e discentes de Psicologia, entidades parceiras, usuários dos serviços de saúde mental e a sociedade em geral para discutir temas como: abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, ética, violência e  criminalidade e a va- lorização da Psicologia.
A novidade dessa edição foi a transmissão via satélite da Oficina “Psicologia na Assistência Social”. A teleconferência, ministrada pela Dra. Lucia Afonso, proporcionou a interação entre o grupo localizado na FAFICH e os demais polos participantes do evento.
A cobertura completa, em Belo Horizonte e outras regiões, você poderá conferir na próxima edição do Jornal do Psicólogo.
Escritório do Setorial Sul já tem novo endereço
A inauguração será no dia 13 de setembro, às 19h, e acontecerá na nova sede à Rua Doutor João Beraldo, 864, Centro, em Pouso Alegre. Participe!
 
 
III Mesa Redonda de Debates on-line
 
O Conselho Federal (CFP) e a Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), promovem no dia 11 de setembro, a III Mesa Redonda de Debates on-line. O evento consiste em um espaço de diálogo interativo com a participação de acadêmicos, psicólogos e destacados especialistas do Ensino de Psicologia para os Direitos Humanos.
Será dedicado um período de duas horas para o diálogo por meio da internet com os participantes do debate on-line. A programação incluí ainda Oficinas Regionais, com a possibilidade de debates presenciais promovidos pelos Núcleos Regionais da ABEP e os CRPs.
Programação:
10h - 12h30 - Debate on-line - "Formação nos cursos de Psicologia e o desenvolvimento da cultura de Direitos Humanos"
14h – 18h - Espaço para as Oficinas Regionais
Palestrantes:
• Marcos Ribeiro Ferreira – Psicólogo, doutor em Psicologia Social. Presidente da ABEP no período 2005 a 2007. Organizador de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, incluindo a concepção e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia e da Biblioteca Virtual Latino-americana de Psicologia.
• Eduardo Bittar – é livre-docente e doutor em Direito, professor associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP); pesquisador-sênior do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP); secretário-executivo da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP-USP); professor do Mestrado em Direitos Humanos do Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco – UniFIEO.
• Dijaci de Oliveira – Doutor em Sociologia, professor da UFG e pesquisador associado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, foi consultor em Direitos Humanos da Coordenadora Geral de Educação em Direitos Humanos – SECAD – MEC, tendo como áreas de atuação: Sociologia da Violência; Sociologia da Cultura; Direitos Humanos.
O debate será transmitido através do site do CFP (www.pol.org.br).
 

CFP promove IV Concurso de Provas e Títulos de Especialista em Psicologia
 
 O Conselho Federal de Psicologia (CFP) abre, a partir de 10 de setembro, as inscrições para o IV Concurso de Provas e Títulos de Especialista em Psicologia. Os interessados terão até 10 de novembro para se inscreverem em uma das dez especializadas oferecidas: Psicologia Clínica, Psicologia do Esporte, Psicologia do Trânsito, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicologia Social e Neuropsicologia.
Para obter o título na especialidade requerida, o candidato deverá comprovar experiência profissional de, no mínimo, dois anos na especialização, além de conseguir um número mínimo de pontos na prova. O edital completo será disponibilizado, em 1º de setembro, no site do CFP e da empresa Quadrix, responsável pela organização do processo seletivo.
A aplicação das provas está prevista para dezembro e será realizada em 17 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, São Paulo e Vitória.
A prova para a especialidade Psicologia Hospitalar será aplicada em setembro de 2009, durante o VII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
Pré-requisitos
De acordo com a Resolução CFP nº. 013/2007, apenas os psicólogos inscritos há mais de dois anos nos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) podem adquirir o título de especialista. Com isso, o CFP pretende promover o reconhecimento e a qualificação profissional do psicólogo.
Além da prova de especialista, os profissionais têm outras formas de obter o título: por meio de curso de especialização credenciado pelo CFP, ou por comprovação de prática profissional por cinco anos (somente para as especialidades a serem reconhecidas pelo CFP).
Para conferir o edital completo acesse o site do CFP (www.pol.org.br) ou www.quadrix.org.br

Pós-graduação em Montes Claros
A Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI/SANTA CASA, em Montes Claros, está oferecendo cursos de qualificação e pós-graduação para profissionais que já atuam ou que estejam interessados em atuar em Políticas Públicas. Confira:
- Psicologia, Trânsito, Saúde e Mobilidade Humana
- Psicologia Educacional e Escolar
- Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas
- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Os cursos serão oferecidos na sede da instituição, em Montes Claros, com previsão de início para este mês - o de Psicologia, Trânsito, Saúde e Mobilidade Humana também terá uma turma em Belo Horizonte.
Veja mais informações no site www.fasi.edu.br ou consulte o site do CRP-MG (www.crpmg.org.br).
 

Congresso de Psicologia e ENJUPSI na Zona da Mata
 
Entre os dias 22 e 26 de setembro acontece em Juiz de Fora, no Victory Business Hotel (Avenida Independência, 1850, Centro), o I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juizforano de Psicologia, o ENJUPSI. O evento é promovido pela Associação Juizforana de Estudantes de Psicologia - AJEPSI e o tema é “Psicologia para quê? – Identidades, conceitos e globalização”. Serão oferecidas palestras, mesas redondas, mini-cursos, mostras de vídeo e apresentação de trabalhos (pôsteres e orais), além de outras atividades que demonstrem a atuação do profissional psicólogo.
As inscrições (com desconto para os primeiros) já estão abertas e podem ser feitas pela internet, atra­vés dos sites www.enjupsi.com.br ou www.ajepsi.com.br, onde também estão informações sobre a programação dos encontros.