Busca no site 
 BOLETIM ONLINE
 
Boletim Psico Online edição 22/09/2008
 
Assembléia Geral dos Psicólogos
A Assembléia Geral, que será realizada no dia 30 de setembro às 19h30, no auditório do CRP-MG, é a oportunidade de todo psicólogo participar das decisões de seu Conselho, aprovando-se as contas e o orçamento da Entidade.
Sua presença é indispensável. Participe!

Congresso de Psicologia e ENJUPSI na Zona da Mata 
Entre os dias 22 e 26 de setembro acontece em Juiz de Fora, no Victory Business Hotel (Avenida Independência, 1850, Centro), o I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juizforano de Psicologia, o ENJUPSI. O evento é promovido pela Associação Juizforana de Estudantes de Psicologia - AJEPSI e o tema é “Psicologia para quê? – Identidades, conceitos e globalização”. Serão oferecidas palestras, mesas redondas, mini-cursos, mostras de vídeo e apresentação de trabalhos (pôsteres e orais), além de outras atividades que demonstrem a atuação do profissional psicólogo.
As inscrições (com desconto para os primeiros) já estão abertas e podem ser feitas pela internet, atra­vés dos sites www.enjupsi.com.br ou www.ajepsi.com.br, onde também estão informações sobre a programação dos encontros.

CFP promove seminários relacionados aos Direitos Humanos
Entre os dias 12 e 14 de novembro, será realizado o II Seminário Nacional sobre o Sistema Prisional – Questionamento ao Modelos e Desafio aos Direitos Humanos, no Instituto Metodista Bennett, na cidade do Rio de Janeiro.
 O evento têm como proposta resgatar fazeres e convocações históricas do sistema de justiça ao psicólogo que atua em prisões e avançar na discussão de contribuições da psicologia na direção da produção de responsabilidade e subjetividade. O seminário abordará, ainda, a adoção de ações res­ponsabilizadoras e não-vingativas.
Os psicólogos José Meirelles Filho, Marcus Vinícius  de Oliveira, Valdirene Daufemback, entre outros, trarão à debate o modelo imposto pelo Sistema atual e os avanços propostos pela psicologia.
Ainda em novembro, o CFP realizará o Seminário Nacional de Envelhecimento e Subjetividade. O evento acontecerá nos dias 21 e 22, no Mercure Hotel, em Brasília.
A iniciativa é resultado de debates realizados no VI Congresso Nacional de Psicologia, em 2007. Na oportunidade, os psicólogos brasileiros apontaram diretrizes para atuação do Sistema Conselhos de Psicologia e discutiram as políticas e soluções relativas aos problemas do envelhecimento populacional.
Participarão do seminário, Teresa Orosa, Presidenta de La Catedra de Estudios del Adulto Mayor e de La Sección Psicogerontologia de Sociedad Cubana de Psicologia, as psicólogas Laura de Mello Machado, Anita Liberalesso Neri e Helena Brandão Viana, entre outros nomes da psicologia.
As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas pelo sites do CFP (www.pol.org.br).
A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

IV Concurso de Provas e Títulos de Especialista em Psicologia
 O Conselho Federal de Psicologia (CFP) abre, a partir de 10 de setembro, as inscrições para o IV Concurso de Provas e Títulos de Especialista em Psicologia. Os interessados terão até 10 de novembro para se inscreverem em uma das dez especializadas oferecidas: Psicologia Clínica, Psicologia do Esporte, Psicologia do Trânsito, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicologia Social e Neuropsicologia.
Para obter o título na especialidade requerida, o candidato deverá comprovar experiência profissional de, no mínimo, dois anos na especialização, além de conseguir um número mínimo de pontos na prova. O edital completo será disponibilizado, em 1º de setembro, no site do CFP e da empresa Quadrix, responsável pela organização do processo seletivo.
A aplicação das provas está prevista para dezembro e será realizada em 17 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, São Paulo e Vitória.
A prova para a especialidade Psicologia Hospitalar será aplicada em setembro de 2009, durante o VII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
Pré-requisitos
De acordo com a Resolução CFP nº. 013/2007, apenas os psicólogos inscritos há mais de dois anos nos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) podem adquirir o título de especialista. Com isso, o CFP pretende promover o reconhecimento e a qua-lificação profissional do psicólogo.
Além da prova de especialista, os profissionais têm outras formas de obter o título: por meio de curso de especialização credenciado pelo CFP, ou por comprovação de prática profissional por cinco anos (somente para as especialidades a serem reconhecidas pelo CFP).
Para conferir o edital completo acesse o site do CFP (www.pol.org.br) ou www.quadrix.org.br