Busca no site 
 BOLETIM ONLINE
 
Boletim Psico Online - edição de 24/11
 
Psicologia: Profissão na construção da Educação para todos
Com o objetivo de promover espaços de discussão coletiva sobre o trabalho dos psicólogos que atuam nos setores da educação, o Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG) promove, no dia 28 de novembro, no Auditório Ruy Flores Lopes (Rua Timbiras 1532, 6º andar- Lourdes), o evento “Psicologia: Profissão na construção da educação para todos”.
O encontro será um preparatório para o “Seminário da Educação no Sistema Conselho”, promovi­do pe­lo Conselho Federal de Psicologia, e debaterá os qua­tro eixos temáticos pautados para o Ano da     E­­du­­­ca­­­ção: Psicologia, Políticas Públicas Interseto­riais e Educação Inclusiva; Políticas Educacionais: le­gisla­ção, formação profissional e participação de­mocrática; Psicologia e Instituições Escolares e   Educacionais; Psicologia no Ensino Médio.
A programação completa pode ser conferida no site do CRP-MG (www.crpmg.org.br).
 Psicologia no Ensino Médio
Dando sequência às ações voltadas para a área da Psicologia e Educação, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com o Fórum Nacional de Entidades da Psicologia Brasileira (Fenpb) e com as Associações Brasileiras de Ensino de Psicologia (Abep) e de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), está promovendo uma campanha pela inserção da Psicologia como disciplina do Ensino Médio nas escolas brasileiras.
Através dessa iniciativa, as entidades participantes buscam destacar a importância do conhecimento psicólogico para a prática pedagógica, auxiliando na compreensâo da subjetividade e personalidade de cada aluno.
Estão disponíveis no site do CFP (www.pol.org.br) um edital com as "8 razões para aprender Psicologia no En­sino Médio" e um formulário para que os in­teres­­sados enviem um manifesto ao Senado e à Câmara Federal, solicitando a aprovação do projeto de lei que inclui o estudo da Psicologia na grade currícular das escolas.
Diálogos no Conselho
Com o intuito de promover debates que enriqueçam o saber do profissional Psicólogo, o Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG) promoverá mais quatro edições do projeto Diálogos no Conselho. Confira a programação:
No dia 25 de novembro, às 19h30, o evento abordará o tema “O Psicólogo nas Varas de Família: Possibilidades de Intervenção e Mediação de Conflitos”. A mesa será ministrada pelo juiz da 1ª Vara de Família de Belo Horizonte Dr. Newton Teixeira Carvalho e pelas psicólogas do Tribunal de Justiça MG Letícia Maria de Castro e Cleide Rocha. A coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia Jurídica do CRP-MG, Aline Guimarães Bemfica, fará a mediação da palestra.
A mesa “Psicologia e Sistema Penal” acontecerá no dia dois de dezembro, às 19h30 e será ministrada pelas psicólogas Polyana de Paiva Braga, Marne de Oliveira e Andréia Resende. A mediação da palestra ficará por conta do Conselheiro Rodrigo Torres.
 
No dia três de dezembro, às 19h, o Diálogos no Conselho discutirá as contribuições do psicólogo Pierre Weil na área da psicologia transpessoal. A mesa “Pierre Weil e a Psicologia Transpessoal: a construção de uma cultura de paz” será ministrada pelos professores Antônio Luiz Rodrigues da Costa, Orestes Diniz Neto e Louis Ricci e mediada pelo Conselheiro-presidente Rogério de Oliveira Silva.
“Violência e Direitos Humanos - Violações cotidianas, invisíveis e institucionalizadas” será o tema da mesa que acontecerá no dia nove de dezembro, às 19h. O evento é uma alusão aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aos 20 anos da Constituição Cidadã, à 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos “Democracia, desenvolvimento e direitos humanos: superando as desigualdades” e à Campanha das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia “Nenhuma forma de violência vale a pena”.
 
As palestras serão realizadas no Auditório Ruy Flores Lopes (Rua Timbiras, 1532, 6º andar - Lourdes). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail: comunica2@crp04.org.br
Dia de Combate à violência contra a mulher
Movimentos e organizações sociais irão se reunir, no dia 25 de novembro, às 17h, na Praça Sete, para promover uma vígila em prol do enfrentamento à violência contra a mulher. Os participantes deverão levar símbolos da luta, faixas e cartazes e a vigília será feita com velas acesas. 
IV Conferência Nacional de Saúde Mental Já!
Considerando que a última Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2001, deliberou pela realização, em 2009, da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, o Sistema Conselhos de Psicologia, a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial e outras entidades que compõem a Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM) estão lançando a campanha “IV Conferência Nacional de Saúde Mental Já!!!!" com o objetivo de reivindicar a confirmação de sua realização pelo Conselho Nacional de Saúde.
Através do site do CFP (www.pol.org.br) os psicó-­­ ­­logos podem enviar seu manifesto e solicitar a inclusão de sua entidade entre as instituições associadas na campanha. Este momento de participação democrática é fundamental para reforçar a luta antimanicomial e incentivar os avanços da Reforma Psiquiátrica. Participe!
Seminários sobre a Lei 5.766
Como forma de incentivar a categoria a aprimorar a democratização do Sistema Conselhos, o CRP realizará diversos seminários que proporão mudanças à lei que regulamenta a atuação do CFP e dos CRPs. O diagnóstico é de que a Lei 5.766/71 "já não encontra relações com o percuso democrático e de participação que se instalou na organização da categoria profossional dos psicólogos.", como aponta o material preparatório para os Seminários Regionais, que pode ser conferido no site do CFP (www.pol.org.br).
Em Belo Horizonte, o encontro acontecerá no dia cinco de novembro, às 19h, no auditório Ruy Flores Lopes (Rua Timbiras, 1532, 6º andar – Lourdes). Em Uberaba a reunião será no dia 27 de novembro, às 14h, na Casa dos Conselhos (Rua Artur Mahado, 553, Centro) e em Uberlândia o seminário será no dia 29 de novembro, às 9h, no Escritório Setorial de Uberlândia (Ed. Floriano Center sala 304).
Reunião dos Psicólogos
No dia 25 de novembro, às 8h30, no CAPS/Jequitinhonha (R. João Pinheiro,205 - Unicampo), os Psicólogos do Médio e Baixo Jequitinhonha e áreas adjacentes terão a oportunidade de discutir coletivamente a democratização do Sistema Conselhos de Psicologia e as mudanças na Lei 5.766/71. Além disso, a reunião irá abordar a Agenda 2009 e desenvolver propostas relativas ao Ciclo de Debates no Setorial Leste.
O Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais conta com a participação de todos os psicólogos da região para a construção desse debate. Participe!
Atuação dos Psicólogos em Serviços de Atenção Básica à Saúde
O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) deu início, no dia oito de setembro, à pesquisa de campo sobre as práticas profissionais dos(as) psicólogos(as) que atuam em serviços de atenção básica à saúde. O objetivo é construir coletivamente referências técnicas para a atuação profissional nas políticas públicas brasileiras.
Se você atua nesses serviços, solicitamos que res- ponda à pesquisa via formulário online (http://www2.pol.org.br/pesquisacrepop/pesquisa11/login.cfm.) ou pelo portal CREPOP (http://crepop.pol.org.br). O questionário fica em destaque no site, do dia 08 de setembro até 11 de novembro. Participe!