CRP-MG realiza transmissão on-line para debater os desafios relacionados à saúde mental da(o) profissional de Psicologia em tempos de pandemia

Com o intuito de reforçar o espaço de diálogo e de aproximação com as(os) psicólogas(os) no contexto de pandemia, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou mais uma live, que teve como tema “Saúde mental da categoria psi: os desafios de ser profissional de saúde em tempos de pandemia”.

A transmissão contou com a participação da conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Cristiane Nogueira, que também integra a Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres.

Outro convidado foi o conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Sistema Prisional e Socioeducativo do CRP-MG, Rodrigo Padrini, que também atua como conselheiro referência na Comissão de Orientação em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Confira a transmissão completa:

Sugestões de referências

Durante o encontro on-line, Cristiane e Rodrigo indicaram referências e livros que podem auxiliar na atuação profissional. O conselheiro Rodrigo Padrini indicou materiais com ênfase na desigualdade social, que fica ainda mais evidente neste contexto de pandemia. Confira:

Ricardo Antunes – O privilégio da servidão
Pedro Bendassolli e Lis Soboll – Clínicas do Trabalho
Richard Sennett – A corrosão do caráter
Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia

A conselheira Cristiane Nogueira fez indicações relacionadas à questão de Emergências e Desastres e às políticas públicas. Confira:

Primeiros cuidados psicológicos: guia para trabalhadores de campo. Brasília, DF: OPAS, 2015.

Grupo de Referência do Comité Permanente Interagências (IASC) para a Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias, Um Quadro Comum de Monitorização e Avaliação para a Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias, IASC, Genebra, 2017.

Recomendações aos psicólogos para atendimento on line. Fiocruz:2020.

Cartilhas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pademia COVID 19. Fiocruz, 2020.

Guia Preliminar Como lidar com os aspectos psicossociais e de saúde mental referentes ao surto de COVID-19. IASC. 2020.

Manejo Clínico de Condições Mentais, Neurológicas e por Uso de Substâncias em Emergências Humanitárias. Guia de Intervenção Humanitária mhGAP (GIH-mhGAP) . Organização Pan-Americana da Saúde, 2020. 

CFP. NOTA TÉCNICA SOBRE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA GESTÃO INTEGRAL DE RISCOS E DE DESASTRES, RELACIONADAS COM A POLÍTICA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. 2016.

 

Para saber sobre as próximas transmissões que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais realizará, nos siga no Instagram e no Facebook.



– CRP PELO INTERIOR –