Programa de rádio alerta sobre a importância de denunciar casos de abuso e exploração infantil

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, também é marcado no dia 18 de maio, e o Psicologia em Foco no rádio abordou o tema. A psicóloga, pós-graduanda em saúde pública na área da violência doméstica contra crianças e adolescentes e técnica do CREAS de Itaúna, Lívia de Paula, foi a convidada do programa que abordou o tema. A entrevista foi veiculada na quarta-feira, 22/5.

Ouça o programa.

A denúncia é importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o tema, explicou a psicóloga. A denúncia, que pode ser feita anonimamente pelo disque 100, permite que haja uma quebra no silêncio sobre o tema, antes pouco discutido pela sociedade. “Só com a suspeita já é possível fazer a denúncia”.

Apesar do aumento das denúncias, Lívia enfatizou um contexto de subnotificações, ou seja, acontecem casos do que não são denunciados. Ela também destacou a maior possibilidade de responsabilização do agressor e de novos caminhos para proteção da vítima, quando feito o relato.

O debate de gênero foi levantado pela psicóloga, que apontou o ciclo de violências associados aos papéis do homem e da mulher na sociedade. “A gente sabe que 80%,dos agressores são os homens, e nós sabemos qual é o lugar que o homem ocupa na nossa sociedade e qual é o lugar da mulher”, afirmou.

Lívia também realçou a importância de se desmitificar os agressores enquanto portadores de doença mental é necessário para entender os diferentes perfis dos abusadores. “São pessoas comuns, vivendo ao nosso lado, que têm sua vida normal e que muitas vezes têm sua família”, apontou a psicóloga.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –