28 ago Psicologia leva espetáculo para praça
No dia em que se comemorou os 52 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, 27 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais promoveu “A Psicologia na Praça”, uma noite cultural com apresentação do espetáculo “Concerto em Ré”, do grupo Maria Cutia. Realizado na Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, o evento que celebrou o Dia da(o) Psicóloga(o) reuniu cerca de 200 pessoas, entre psicólogos, psicólogas e público em geral.
Através de um show de rock’nroll de uma banda de palhaços, o espetáculo reúne canções e situações que falam do universo masculino e feminino, bem como dos desejos humanos de fama, riqueza, virilidade e amor. Para a psicóloga Raquel Nogueira, a peça aborda de maneira lúdica e crítica a questão dos estereótipos e dos comportamentos, que é um dos focos do trabalho dos profissionais da Psicologia. “Foi um belo presente que o Conselho deu para a turma”, afirma.
O presidente do CRP-MG, Roberto Chateaubriand Domingues, explica que a escolha pelo formato da comemoração buscou reafirmar o diálogo com a sociedade, fortalecendo o vínculo da Psicologia com a mesma e estreitando os laços para que, de fato, a profissão tenha o lastro do compromisso social. Segundo Chateaubriand, trazer o evento para a praça e convidar a população a celebrar, é uma forma de ressaltar que a Psicologia não está adstrita aos consultórios, nem aos gabinetes ou aos espaços de elaboração de políticas públicas. “Dizemos de uma Psicologia viva, voltada para a comunidade, por ela pensada e para ela construída”, destaca.
O evento ainda contou com a presença da diretoria do Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (Psindmg), que realizou uma fala sobre a luta pela aprovação do PL 3338/2008, popularmente conhecido como 30 horas, e sorteou camisas desta mobilização. O projeto de lei, que trata da redução da jornada de trabalho das psicólogas e psicólogos para até 30 horas semanais sem redução salarial, aguarda prazo regimental da Câmara dos Deputados, em Brasília, para ir à sanção presidencial.
Confira AQUI mais fotos do evento “A Psicologia na Praça”.