Crepop

CREPOP
APRESENTAÇÃO

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) é fruto de reflexões iniciadas ainda na década de 1970 e que ganharam visibilidade com a progressiva inserção das(os) psicólogas(os) no campo social durante as décadas de 1980 e 1990. Em 2006, o Sistema Conselhos implantou o Crepop com o objetivo de conhecer e organizar as diversas experiências já em curso de psicólogas(os) inseridas(os) nas políticas públicas.

 

A atuação do Centro se consolida com a produção de referências técnicas para as mais diversas áreas, sendo esses temas escolhidos a partir de deliberações do Congresso Nacional de Psicologia. Ao mesmo tempo em que sistematiza esses conhecimentos, por meio de pesquisas, contribui com a abertura de novas frentes de trabalho para profissionais da Psicologia.

 

A metodologia utilizada pelo Crepop em suas pesquisas segue as seguintes etapas:

CIRCUITO 1

Mapeamento das políticas e legislação de âmbito federal pela equipe nacional;

Mapeamento das políticas e legislação de âmbito estadual e municipal pelas equipes regionais;

Levantamento de serviços e profissionais que atuam dentro da política pública a ser pesquisada.

CIRCUITO 2

Definição dos instrumentos de pesquisa (questionário online, entrevistas, grupos focais, entre outros), pesquisa de campo, análise dos dados e produção de relatórios pelas equipes regionais e nacional.

CIRCUITO 3

Elaboração de versão preliminar da referência técnica (RT): encaminhamento do relatório nacional à Comissão Ad Hoc previamente selecionada para a construção do documento de referência técnica;

Consulta Pública: divulgação para a categoria pelas equipes nacional e regionais; envio de sugestões pelas(os) as(os) psicólogas(os); compilação e envio destas para Comissão Ad Hoc que elabora a versão final do documento;

Publicação da Referência Técnica.

Além do trabalho realizado em âmbito nacional, em Minas Gerais, o Crepop realiza pesquisas de âmbito regional de forma independente. Este trabalho já resultou em três publicações voltadas à análise da realidade mineira, sendo estas:

 

  • Experiências Exitosas em Psicologia e Políticas Públicas (E-book);
  • A psicologia e o Trabalho no CRAS;
  • A Psicologia e a População em Situação de Rua: novas propostas, velhos desafios.

Acesse o Portal Oficial do Crepop e acompanhe as novidades.