Apresentação

ORIENTAÇÕES
APRESENTAÇÃO

O Setor de Orientação e Fiscalização é constituído pela Gerência Técnica, psicólogas(os) fiscais, estagiárias(os) de Psicologia supervisionadas(os), assistente administrativa(o) e estagiária(o) de nível médio. A área oferece à comunidade e às(aos) psicólogas(os) orientações e esclarecimentos sobre o exercício profissional utilizando, para tanto, as referências normativas (Resoluções do CFP) e técnicas produzidas pelo CFP e CRP-MG.

 

Os atendimentos e as orientações são realizados pelas(os) psicólogas(os) fiscais e estagiárias(os) por telefone, e-mail ou presencialmente, tanto na Sede quanto nas Subsedes do Conselho.

O Setor de Orientação e Fiscalização procura fazer de sua intervenção um instrumento de colaboração para melhor qualidade do exercício profissional da(o) psicóloga(o). Além disso, são responsabilidades da área:

 

  • realizar visitas de fiscalizações a clínicas, hospitais, consultórios, empresas, escolas e outras entidades que prestem serviços de Psicologia, obedecidas as disposições legais.
  • realizar visitas de inscrição em Pessoas jurídicas que solicitam a inscrição e/ou cadastramento no CRP-MG.
  • efetuar fiscalização para esclarecimento de denúncias ou averiguar indícios de infração ao Código de Ética quando solicitado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e/ou Comissão de Ética (COE).
  • realizar reuniões para entrega das carteiras de identidade profissional, informando às(aos) recém-inscritas(os) sobre suas obrigações junto ao CRP-MG, sobre o Código de Ética e demais Resoluções do CFP.
  • colaborar com o plenário no esclarecimento das diversas questões advindas do exercício profissional, participar de reunião com a categoria e/ou com representantes das subsedes, elaborar artigos e executar outras tarefas solicitadas pelo plenário e/ou Diretoria.