“A Psicologia em todos os lugares”.
Este foi o conceito que nos norteou para melhor realizar a missão do CRP-MG, de “zelar pela Psicologia como ciência, profissão e prática de transformação social, norteado por princípios éticos”.
Quando, ainda no início da gestão, definimos o slogan que imprimiria nossa identidade, não imaginávamos o quanto a ideia da Psicologia em todos os lugares faria ainda mais sentido na conjuntura que viria a seguir. Fazer a diferença para as pessoas, sem barreiras físicas, rompendo distâncias e obstáculos é verdadeiramente o compromisso da Psicologia e se tornou o do nosso Plenário.
Creditada a essa Psicologia – plural, ampla, alicerçada na ética e nos direitos humanos, feita por cada psicóloga(o) com compromisso e responsabilidade -, conseguimos produzir tantas soluções e colocar em prática as inúmeras ações com muita potência. Conseguir fazer a gestão neste cenário tão estranho, como tem sido o da pandemia, foi um mérito que assumimos sem modéstia, e que contou com a valiosa contribuição de uma grande comunidade formada por outras entidades da Psicologia mineira, o grupo de presidentas e presidentes do Sistema Conselhos e o coletivo composto por outros conselhos e ordens profissionais, o COP.
Sem dúvida alguma, esse será o grande legado do XVI Plenário: o modelo de gestão ampliada, que comprova que a soma de saberes nos leva mais longe.
Juntas e juntos produzimos muitas normativas e orientações de forma corajosa e pioneira para dar conta do que a pandemia apresentava à sociedade. Não houve espaço para experimentações e reflexões. A urgência nos retirou do planejado, do esperado, do desejado. Enquanto profissão, nos colocamos disponíveis para contribuir nos mais diversos enfrentamentos, ao mesmo tempo que já nos preocupávamos com os futuros impactos na saúde mental da população, provocados pelo isolamento e pelo medo.
Passamos por dificuldade ímpar ao ter que lutar pela ciência e pelas igualdades. Travamos algumas batalhas para proteger a nossa categoria, que, mesmo sendo profissão essencial da saúde, se viu sem acesso a equipamentos de proteção essenciais e à vacinação prioritária.
Dialogamos muito. Buscamos compreensão junto aos demais entes públicos nos municípios, no estado e no país. Não paramos um só dia como gestão nem como corpo administrativo. Nos adequamos ao trabalho remoto, nos cercamos das melhores tecnologias, contamos com o conhecimento e com o comprometimento das equipes internas da autarquia, que se adaptaram de maneira veloz e com um esforço incalculável.
Três anos se passaram rapidamente fazendo essa Psicologia em todos os lugares, contando com todas as parcerias, incluindo a sua, psicóloga(o). Um novo Plenário se inicia agora. O XVI se despede e continua disponível para contribuir com o nosso Conselho.
Quem venham novos anos. Que venha o XVII Plenário!
Conselheiras e conselheiros do XVI Plenário.
O Relatório de Gestão é um instrumento de apresentação de resultados alcançados por meio da organização de dados, permitindo a análise de diversas variáveis estratégicas.
Esta publicação tem por objetivo, portanto, divulgar, de forma contextualizada, as atividades desempenhadas pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais durante a gestão do XVI Plenário, de setembro de 2019 a setembro de 2022.