Conteúdos sobre prevenção do suicídio

BIBLIOTECA / CDI
CONTEÚDOS SOBRE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais organizou uma série de conteúdos sobre prevenção do suicídio para leitura e pesquisa.

ENTREVISTAS

Entrevista com a conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica, Mariana Tavares

O suicídio é uma questão de saúde pública. O grande problema que o cerca é o tabu. Os inúmeros preconceitos e julgamentos interferem negativamente no cuidado em nossa sociedade. A Psicologia se coloca, então, como uma das principais profissões da saúde capaz teórica, técnica e eticamente de abordar e atuar na prevenção e também no cuidado. O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), atento e implicado com a questão, inicia uma campanha dirigida às(aos) psicólogas(os) e à sociedade. O ponto de partida da ação é a entrevista com a psicóloga, conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica do CRP-MG, Mariana Tavares. Leia Mais

Entrevista com a conselheira Mariana Tavares para o jornal Brasil de Fato

O suicídio é um tema muito falado no mês de setembro, mas muitos tabus e dúvidas ainda rondam o assunto. Será que existe causa? O ato de tirar a própria vida tem a ver com depressão? Que caminhos as políticas públicas devem seguir? Para responder a esses questionamentos, o Brasil de Fato MG conversou com a conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia Clínica do Conselho de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), Mariana Tavares. Leia Mais

CICLO DE EVENTOS

Prevenção do suicídio, dia 10 de setembro, em Araxá

Araxá foi a primeira cidade a receber o ciclo “Psicologia e Suicídio: Reflexões Sobre a Vida”, no dia 10 de setembro, no Centro Universitário do Planalto de Araxá. A ação do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi destinada a alunas(os) do curso de Psicologia, profissionais, docentes e comunidade e contou com a palestra da conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica, Mariana Tavares.

Em sua abordagem, Mariana Tavares pontuou que a sociedade brasileira é marcada pela tradição judaico-cristã, que associa suicídio ao diabo configurando um tabu. “Vemos que o suicídio está associado às condições gerais de vida, às situações de vida e ao estilo de vida. Em situações de vida encontram-se os lares desfeitos, abuso, ausência ou abandono dos pais, baixo grau de comunicação familiar , conflitos muito duradouros, rompimentos emocionais, perdas, transtornos depressivos, enfermidades graves, falta de perspectiva de futuro. Assim, todos são fatores que numa rede muito complexa, determinam o modo do sujeito lidar com o próprio desejo e com a própria pulsão de morte”, concluiu a conselheira do CRP-MG.


Educação midiática e suicídio, 
dia 19 de setembro, em Belo Horizonte
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) está realizando uma série de eventos relacionados à prevenção do suicídio, neste mês de setembro, em todo o estado. “Educação midiática e suicídio” foi o tema da roda de conversa realizada em parceria com a ONG Internet sem fronteiras, no dia 19 de setembro, com a participação especial de alunas e alunos da Escola Estadual Olegário Maciel.Para provocar o debate foram apresentados dois vídeos produzidos pelos estudantes sob a coordenação da ONG abordando a temática do suicídio entre jovens. O encontro teve a participação de diversas(os) professoras(os) em busca de subsídios para lidar com o assunto nas escolas e foi conduzido por Mariana Tavares, conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica do CRP-MG.Clique aqui para ver as fotos do evento e assista aqui o vídeo da roda de conversa.

 

Suicídio, gênero e sexualidade, dia 22 de setembro, em Nova Serrana

No último sábado, 22/9, o ciclo “Psicologia e suicídio: reflexões sobre a vida” chegou ao município de Nova Serrana, no Centro-Oeste. A atividade abordou o tema “Suicídio, gênero e sexualidade” e foi o segundo evento feito em parceria pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com o Movimento LGBT da cidade.

As psicólogas Nadja Lappann, Michelle Rodrigues e a assistente social Lidiane da Silva contribuíram com as reflexões. Juntas, elas aproveitaram a campanha que propõe a valorização da vida e a prevenção do suicídio para debater o autoextermínio na população LGBT e também realçaram a invisibilidade a qual essas mortes ficam relegadas.

As palestrantes abordaram a importância do enlaçamento social e construção de pontos de apoio para a população LGBT. O evento ainda possibilitou a apresentação da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade do CRP-MG, no Centro-Oeste.

 

Suicídio: fatores de risco e manejo clínico, dia 25 de setembro, em Montes Claros

Na terça-feira (25), o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da subsede Norte, realizou mais um evento do ciclo “Psicologia e suicídio: reflexões sobre a vida”. O encontro aconteceu em Montes Claros e os temas abordados na mesa envolveram o suicídio, os seus fatores de risco e manejo clínico.

Com a mediação de Anyele Mendes Barbosa, o evento contou com os convidados Pedro Paulo Narciso de Avelar, medico psiquiatra e preceptor da residência em Psiquiatria no HUCF-Unimontes; e Ted Nobre Evangelista coordenador da Comissão de Psicologia Clínica da subsede Norte.

A mesa focou em abordar o combate do suicídio como uma questão de saúde pública através do olhar da psicanalise. Foram discorridos pelos convidados histórias de vida, ilustrações sobre o papel da psicologia, psiquiatria nestas situações e dicas de como identificar pessoas em situações de risco.
Para a Conselheira do CRP-MG, Leila Silveira, o cuidado da saúde mental é um fator primordial para a diminuição do número de suicídios: “Contudo, ainda existe muito preconceito em torno dessa área”.

Ela completa que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens e, mesmo assim, continua sendo um tabu: “Por isso momentos como esse são tão importantes, para podermos entender a importância de se aproximar de quem a gente é, das nossas famílias e das pessoas ao nosso redor”.

PUBLICAÇÕES

PROGRAMAS DE RÁDIO

VÍDEOS