Edição especial do programa de rádio abordou primeiro ano da tragédia de Brumadinho

No dia 25 de janeiro deste ano, o rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão em Brumadinho, completou um ano. Por isso, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com a Rádio Inconfidência AM 880, realizou uma edição especial do programa Psicologia em Foco, que foi veiculada no dia 24 de janeiro.

O programa entrevistou a conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres, Renata Miranda.

Ouça o programa no player abaixo:

A conselheira falou sobre ações desenvolvidas pelo Conselho desde a tragédia. O voluntariado foi um grande desafio destacado pela psicóloga. A efetividade na construção de um trabalho que agregue e se estruture de forma organizada pelas(os) psicólogas(os) no atendimento à população é essencial. “O que nós queremos é garantir e contribuir para que seja um trabalho psicológico de qualidade, alinhado, e que esteja dentro da necessidade do município”, alertou Renata.

A ruptura da idealização construída pela população de Brumadinho sobre a empresa Vale, em conjunto com a perda de familiares e amigos após a tragédia, dificultam o processo de luto. “As pessoas deixam de ter as referências que tinham e passam a viver uma angústia, um luto, uma dificuldade muito grande de ressignificar”, explicou.

O Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –