04 out Nota de pesar: Gregório Baremblitt
É com profundo pesar que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) se despede de Gregório Baremblitt – reconhecido analista institucional, esquizoanalista e esquizodramatista da América do Sul, que faleceu na madrugada desta segunda-feira, 4.
Dono de uma trajetória irretocável para o desenvolvimento de práticas de saúde mental, articulou como ninguém a relação entre psicanálise e política. Foi um dos maiores pensadores da Análise Institucional e inventor em campo de saberes e intervenções klínico-psicossociais conhecido como Esquizodrama – produzida a partir da Esquizoanálise.
Gregório Franklin Baremblitt nasceu na Argentina, graduou-se em medicina em 1961, se especializou em psiquiatria, pós-graduou em sociologia e fez toda a formação na escola de Psicologia Social de Enrique Pichon-Rivière. No início da década de 1970 migrou para o Brasil, onde se dedicou à atuação clínica e profissional e produziu dezenas de obras.
Sujeito de coletivos, fundou associações e dedicou sua trajetória à potencialização da vida, comprometido com as transformações humanas e com a concretude de novos mundos.
Belo Horizonte, 4 de outubro de 2021
XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais