04 jun Cine Diversidade celebra orgulho LBTQIA+ em sessão especial no Cine Santa Tereza
Encontro será no dia 17 de junho, às 19h, e marca a abertura da mostra “Todas as Cores”
No dia 17 de junho, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai realizar mais um Cine Diversidade, em parceria com o Cine Santa Tereza e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A sessão especial marca a abertura da mostra Todas as Cores e integra a programação do mês do orgulho LGBTQIA+. Esta edição também conta com o apoio do Instituto Odeon, Rede Afro LBGT Minas e do centro cultural Brejo das Sapas.
O tema deste mês é Orgulho LGBTQIA+: história, memória e produção de afetos, e serão exibidos dois curtas-metragens brasileiros que exploram diferentes experiências e afetos da comunidade LGBTQIA+, cruzando identidade, resistência e arte.
Confira as obras:
Título: Vollúpya
Direção: Éri Sarmet, Jocimar Dias Jr.
País: Brasil
Ano: 2024
Gênero: Ficção
Duração: 22 min
Classificação: 12 anos
Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, um explorador intergaláctico aterrissa num museu abandonado em busca de vestígios de seus antepassados e acaba teletransportado para a pista de dança de uma boate GLS nos anos 1990.
Título: Casa de Bonecas
Direção: George Pedrosa
País: Brasil
Ano: 2023
Gênero: Ficção
Duração: 15 min
Classificação: Livre
Sinopse: Nós, três profetas imateriais de rosa que seduzem com corpos brilhantes e desejos sombrios, sempre estaremos dentro do coração um do outro. Dia após dia, nós mudamos e ficamos muito mais fortes.
Diálogo com a plateia
Após as exibições, o público poderá participar de um bate-papo com convidados e convidadas integrantes da comunidade LGBTQIA+:
Azizi MC – rapper afrobrasileiro, nascido em Belo Horizonte/MG. Aborda temas como a realidade da periferia, a comunidade LGBTQIAPN+ e o afrofuturismo na cultura Hip-Hop. É artista-ativista e usa sua arte para promover a diversidade e a inclusão. Azizi também é influenciador digital, pesquisador e pioneiro em abordar a temática LGBTQIAPN+ na cultura Hip-Hop. Atualmente é integrante da Rede Afro LGBT+ Minas, Fórum Hip-Hop e atua como agente territorial de cultura pelo PNCC vinculado ao Minc.
Éri Sarmet – Roteirista, diretor, pesquisador e produtor trans. Fundador da Excesso Filmes, tem obras premiadas em festivais nacionais e internacionais. Dirigiu e roteirizou os curtas “Latifúndio” (2017), “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui” (2021), “Vollúpya” (2024). Roteirista e produtor de “Se Eu Tô Aqui É Por Mistério” (2024). Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais (USP), atua também como consultor e professor de roteiro.
Jozeli Rosa – Mulher negra, lésbica e militante dos direitos humanos. Fundadora da Coletiva Brejo das Sapas e presidente do PSOL/BH, atua nas frentes de luta das mulheres negras, juventudes periféricas e população LGBTQIA+.
Mediação:
Rafa Moon – Psicóloga e professora. Primeira mulher trans a integrar o CRP do Piauí como conselheira, coordena o CREPOP 21. Atua nas áreas de saúde pública, políticas LGBTQIA+, psicologia clínica e bioética.
Inscrições
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo site Sympla. Além disso, uma cota de 50% dos bilhetes será disponibilizada para retirada presencial no Cine Santa Tereza, 30 minutos antes da sessão. O CRP-MG emite certificado de participação. Para acessá-lo, basta escanear o QR Code que estará disponível no cartaz fixado no local do evento e preencher o formulário.
O projeto
O Cine Diversidade é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto tem o objetivo de fomentar reflexões sobre gênero, sexualidade e Psicologia por meio do cinema, além de incentivar produções audiovisuais como ferramenta de orientação e combate a preconceitos e estigmas. Dessa forma, contribui para o enfrentamento da LGBTfobia e do racismo e fortalece essas pautas na agenda cultural de Belo Horizonte.
Mostra Todas as Cores
De 17 a 29 de junho, mês em que é celebrado o orgulho LGBTQIA+, o Cine Santa Tereza recebe a Mostra Todas as Cores. A segunda edição do evento apresenta 16 filmes, 14 brasileiros e 2 estrangeiros, que exibem histórias protagonizadas por pessoas LGBTQIAPN+, com seus desafios, amores, medos, desejos e conquistas. A sessão de abertura da mostra vai ser realizada em parceria com o Cine Diversidade, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia -de Minas Gerais.
“Todas as cores” é um título que remete à diversidade representada pelas muitas cores da bandeira LBTQIAPN+. Além das questões de gênero e orientação sexual, estão representadas diferenças de classe, idade e outras, no esforço de valorizar também os gestos contra-hegemônicos no cinema.
AGENDA
Cine Diversidade – Orgulho LGBTQIA+: história, memória e produção de afetos
Data: 17 de junho de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG