Nota de reverência: Geraldo Magnani

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) expressa a mais profunda reverência e gratidão a Geraldo Magnani, falecido em 22 de junho de 2025 em Belo Horizonte (MG).

Geraldo Magnani foi uma referência para a Psicologia mineira. Liderança estudantil, lutou pela conscientização da categoria acerca da importância da Psicologia ser compreendida como fundamental para a sociedade, desde que orientada por legislações específicas. Por essa razão, lutou ativamente, ainda enquanto graduando, e junto a diversos colegas de faculdade, pela criação dos conselhos, reacendendo o debate em torno do Projeto de Lei 5766, mesmo diante da repressão imposta pela ditadura civil-militar. Pelo seu envolvimento intenso na causa, integrou o I Plenário do Conselho Federal de Psicologia (1973/75) e tem o registro número um no CRP-MG.

Em 2020, Geraldo Magnani foi homenageado pelo CRP-MG. Na ocasião, em entrevista ao Jornal Estado de Minas, declarou: “A minha história foi muito ligada à construção da Psicologia como profissão. Antes de me formar, eu já me preocupava com a necessidade de criarmos os conselhos e, por isso, recebi o número um do CRP, porque eu instalei o Conselho. Mas ter o número um é uma casualidade, não tem nenhum mérito nisso, é um número coletivo.” Para ele, esse registro simbolizou a luta de dezenas de pessoas que, ao seu lado, batalharam pela regulamentação e fortalecimento da profissão.

Sua história permanecerá viva na Psicologia mineira.

Belo Horizonte, 23 de junho de 2025.
XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais



– CRP PELO INTERIOR –