A Comissão Temática em Avaliação Psicológica desenvolverá ações que visam o atendimento a demandas apresentadas tanto pela categoria, quanto pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e Comissão de Ética (COE) no que tange à prática profissional em avaliação psicológica e neuropsicológica e práticas que tangenciam tais áreas.
A participação da categoria e da sociedade são fundamentais e podem ocorrer por meios variados, como consultas públicas, como a já realizada pelo CRP em dezembro de 2025, e as reuniões abertas. A COF e a COEF, por sua vez, indicam à Comissão, de forma mais direcionada, as lacunas em termos teóricos, técnicos, clínicos, éticos ou estruturais que propiciam o surgimento de faltas éticas e administrativas por parte dos profissionais a serem prevenidas por meio da atuação do CRP.
A coordenação da Comissão Temática em Avaliação Psicológica terá o papel de estruturar as discussões e ações a serem tomadas que deem resposta às demandas já sinalizadas pela categoria em temas diversos. Algumas dessas demandas envolvem, por exemplo, a qualidade dos processos de avaliação e dos laudos desenvolvidos por profissionais da área, a proteção dos instrumentos regulamentados pelo SATEPSI e a qualificação dos mesmos, a influência das redes sociais na disseminação descuidada de informação sobre diagnósticos em saúde mental e a propagação de informações sensíveis sobre os instrumentos de avaliação psicológica.
Juliana Nassau Fernandes
Sabrina Magalhães Teixeira

Informamos que, em virtude de capacitação interna, não haverá atendimento no Setor de Orientação e Fiscalização em Belo Horizonte e nas subsedes de 10/03 a 13/03.