Avaliação de riscos psicossociais no trabalho é tema de evento do CRP-MG

Atividade será realizada na quarta-feira, 29 de abril, às 19h, on-line. inscrições abertas

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai promover, no dia 29 de abril, às 19h, uma roda de conversa on-line com o tema Psicologia Organizacional e do Trabalho na Avaliação dos Riscos Psicossociais: atuação multidisciplinar e promoção da saúde mental no trabalho. A atividade é organizada pela Comissão de Orientação em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

O objetivo do encontro é discutir a atuação de psicólogas(os) na avaliação dos riscos psicossociais e na promoção da saúde mental no trabalho, com foco no diálogo interdisciplinar entre profissionais da Psicologia, empresas, entidades de classe e instituições do Sistema S. Serão abordadas as diretrizes da Norma Regulamentadora 1 (NR-01) e os desafios para sua implementação nas organizações.

A atividade busca fortalecer a interlocução do CRP-MG com instituições e profissionais do interior de Minas Gerais, além de ampliar o debate sobre o papel técnico, ético e científico da Psicologia Organizacional e do Trabalho na promoção de ambientes laborais mais saudáveis.

A conversa contará com a participação de:

Amanda Gonçalves – Advogada, assessora jurídica da Amipão. Formanda no Curso de Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Políticas Públicas da UEMG. Membro da Comissão de Direito Sindical da OAB-MG.

José Carlos Zanelli (CRP-12/00.972) – Psicólogo, educador, pesquisador, escritor, consultor e conferencista. Graduação em Psicologia (Universidade de Brasília), Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho (Instituto Sedes Sapientiae), Mestrado em Psicologia Social das Organizações (Instituto Metodista São Bernardo do Campo), Doutorado em Educação/Psicologia (Universidade Estadual de Campinas) e Pós-Doutorados com foco nas ações de uma gestão estratégica (Universidade de São Paulo), foco nas teorias e tratamento do estresse nas organizações de trabalho (PUC Campinas) e foco na gestão preventiva de riscos psicossociais (Instituto Português de Oncologia do Porto).

José Alberto Manoel (CRP-04/54.882) – Psicólogo, conselheiro do CRP-MG, Mestre em Psicologia (Universidade Federal de Uberlândia) com ênfase em Processos Cognitivos; pós-graduado em Terapia Cognitivo Comportamental; pós-graduando em Psicologia Baseada em Evidências; psicólogo clínico e supervisor pela TCC e abordagens contextuais; consultor em Saúde Mental e Experiência do Colaborador. Professor universitário e palestrante.

Lysio Séllos (CRP-05/64.381) – Psicólogo, Pós-Doutorando em Gestão de Riscos Psicossociais (UFRJ), Pós-graduação em Psicologia do Sono e Certificado pela ABSono. Engenheiro Civil (UFRJ), Mestre em Produção Civil (UFF), Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ), Engenheiro de Segurança (PUC Minas).

Mediação:

Bruna Capeli (04/43513) – Psicóloga (UFTM), com especialização em Neuropsicologia. Atua na interface entre saúde mental, educação corporativa e cultura organizacional. Fundadora da Lumis Soluções Corporativas, onde conduz projetos de diagnóstico institucional, avaliação de riscos psicossociais, desenvolvimento de lideranças, mediação de conflitos e suporte em saúde mental no trabalho.

O evento é gratuito e contará com emissão de certificado. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia.

AGENDA

Psicologia Organizacional e do Trabalho na Avaliação dos Riscos Psicossociais: atuação multidisciplinar e promoção da saúde mental no trabalho
Data: 29/4/2026 (quarta-feira)
Horário: 19h
Modalidade: on-line

Inscreva-se.

 



– CRP PELO INTERIOR –