04 abr Cine Diversidade: edição de abril aborda o envelhecer da população LGBTQIA+
Exibição de documentários, bate-papo com o público e distribuição de materiais informativos integram a programação do evento, nesta terça-feira, em BH
No dia 9 de abril, terça-feira, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com o Cine Santa Tereza e com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, vai realizar uma nova edição do Cine Diversidade. O encontro vai ocorrer às 19h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.
Esta edição tem como tema o Envelhecer LGBTQIA+. A proposta é refletir sobre o que é ser uma pessoa idosa LGBTQIA+, compreendendo a discriminação, os desafios, as angústias e as necessidades que essas pessoas experimentam, por serem idosas e por serem mulheres lésbicas, homens gays, travestis, pessoas trans e outras identidades de gênero e sexualidade que não compõem a heteronormatividade.
Confira as produções que serão exibidas neste mês:
Título: Filhos da Noite
Direção: Henrique Arruda
País: Brasil
Ano: 2022
Gênero: Documentário
Duração: 16 min.
Sinopse: Oito homens gays entre 50 e 70 anos compartilham suas memórias, vivências e imagens noturnas, questionando-se sobre qual lugar seus corpos ocupam agora. “Filhos da Noite” é um espelho de memórias que reúne pesquisas, imagens, vídeos, relatos e afetos de corpos LGBTQIA+ acima dos 50 anos.
Classificação indicativa: 14 anos
Título: Entreaberta
Direção: Bruna Amorim
País: Brasil
Ano: 2021
Gênero: Documentário
Duração: 15 min.
Sinopse: Para entender os desafios de envelhecer no Brasil sendo uma mulher que ama mulheres, Bruna Amorim, uma cineasta bissexual de 20 anos, encontra uma das fundadoras do movimento lésbico no país, Yone Lindgren, hoje com 63 anos. Em meio à troca, resistência e construção de afeto, Bruna começa a refletir sobre suas próprias amarras a partir das vivências de Yone.
Classificação indicativa: 12 anos
Bate-papo
Aberta ao público, a iniciativa promove projeções de obras audiovisuais, seguidas de um bate-papo com as(os) presentes, com o objetivo de fomentar o diálogo e dar visibilidade a temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.
Participam do diálogo como convidadas:
Cyrana Borges Veloso – Bacharel em Ciências Sociais (PUC Minas), Mestre e Doutora em Sociologia (UFMG). Pesquisadora na área de movimentos sociais, gênero e diversidade sexual. Foi co-coordenadora do projeto Longeviver LGBT+: envelhecimento da população LGBT+ em Belo Horizonte, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o grupo de extensão Diverso UFMG.
Cristiane Silveira – Mestra e Bacharela em Direito (UFMG). Pesquisadora de Pós-Graduação em Direito, nível Doutorado (UFMG). Membro do grupo de extensão Diverso UFMG. Co-coordenadora da pesquisa Longeviver LGBT+: diagnóstico sobre o longeviver e o acesso aos serviços públicos municipais, realizada em parceria entre o Diverso UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte.
Mediadora:
Marília Fraga Cerqueira Melo (CRP 04/4330) – Graduada e licenciada em Psicologia (UFMG). Mestre em Saúde Pública (Fiocruz). Especialista em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial (UFMG) e Psicologia Escolar/Educacional (CRP-MG). Atuação profissional na clínica, saúde pública, educação e magistério. Conselheira do XV Plenário do CRP-MG.
Na ocasião também será distribuído o fôlder População Idosa LGBTQIA+, produzido pela Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG.
Ingressos
O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.
O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz fixado no Cine, no dia da sessão, e preencher o formulário.
AGENDA
Cine Diversidade – Envelhecer LGBTQIA+
Data: 9/4/24
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG