05 out Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica é criada na subsede Norte
Lançamento aconteceu em edições do Psicologia em Foco
Durante os encontros Psicologia em Foco realizados em Montes Claros e Janaúba, nos dias 28 e 29/9, ocorreu o lançamento da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica na subsede Norte do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).
Com frequência, o CRP-MG recebe dúvidas da categoria sobre o tema e isso motivou a criação da Comissão. O conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação e Fiscalização, Luis Henrique de Souza, explica que chegam muitas perguntas relativas ao procedimento de avaliação psicológica em cirurgias, como no caso da bariátrica, e também nos casos de laqueadura e vasectomia, quando realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “A expectativa é que sejam ampliadas as reflexões sobre as diretrizes ético-políticas que envolvem o fazer da Psicologia no campo da avaliação psicológica”, destaca o conselheiro.
A conselheira Elza Lobosque afirma que há grande demanda pela realização de avaliações psicológicas, no entanto, a categoria enfrenta dificuldades em realizar uma boa formação na área. Nesse sentido, a Comissão deverá contribuir com a atuação das(os) psicólogas(os) na região. O conselheiro Ted Evangelista também reitera: “buscamos atender o pedido das(os) profissionais que solicitaram um espaço para diálogo e entendimento sobre o tema”.
A Comissão será coordenada pelos conselheiros representantes da região norte, Luis Henrique de Souza Cunha e Ted Evangelista, e terá Elza Lobosque como conselheira referência. As reuniões estão previstas para acontecer de forma mensal e o calendário será definido nesta sexta-feira, 6/10. Os convites para participação serão divulgados no site e no boletim eletrônico do CRP-MG. A participação é gratuita e aberta a interessadas(os) no tema.
Encontros em Montes Claros e Janaúba
O lançamento da Comissão aconteceu de forma conjunta nas edições do Psicologia em Foco que abordaram o tema “Avaliação Psicológica no Contexto da Cirurgia Bariátrica”.
A conselheira Elza Lobosque relata que dialogou com as(os) participantes sobre a importância da avaliação no pré e no pós-operatório em cirurgias bariátricas, etapas do processo da avaliação, instrumentos necessários e a importância da psicoeducação nesse contexto.
“Organizamos essas edições do Psicologia em Foco diante da demanda apresentada pela categoria da região norte. A falta de uma resolução específica sobre o tema gera muitas dúvidas”, contextualiza a conselheira. No evento, também ocorreu o lançamento do livro “Contextos e práticas em avaliação psicológica”.