O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) é fruto de reflexões iniciadas ainda na década de 1970 e que ganharam visibilidade com a progressiva inserção das(os) psicólogas(os) no campo social durante as décadas de 1980 e 1990. Em 2006, o Sistema Conselhos implantou o Crepop com o objetivo de conhecer e organizar as diversas experiências já em curso de psicólogas(os) inseridas(os) nas políticas públicas. Visando sua institucionalização, em 2022, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 014/2022 e, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), a Resolução CRP-04 nº003/2022, que instituem e regulamentam o Crepop em âmbito nacional e regional, respectivamente.
A atuação do Centro se consolida com a produção de referências técnicas para as mais diversas áreas, sendo esses temas escolhidos a partir de deliberações do Congresso Nacional de Psicologia. Ao mesmo tempo em que sistematiza esses conhecimentos, por meio de pesquisas, contribui com a abertura de novas frentes de trabalho para profissionais da Psicologia.
A metodologia utilizada pelo Crepop em suas pesquisas segue as seguintes etapas:
Mapeamento das políticas nacionais e legislação de âmbito federal, estadual e municipal; levantamento de serviços e profissionais que atuam dentro da política pública a ser pesquisada.
Definição dos instrumentos de pesquisa (questionário on-line, entrevistas, grupos focais, entre outros), pesquisa de campo, análise dos dados e produção de relatórios.
Elaboração de versão preliminar da Referência Técnica (RT); consulta pública; elaboração da versão final do documento; publicação da Referência Técnica.
Além do trabalho realizado em âmbito nacional, em Minas Gerais, o Crepop executa projetos de âmbito regional de forma independente.
O Crepop/CRP-MG produziu:
Quatro livros que apresentam análises da realidade mineira
O extrato da pesquisa:
Dois livros derivados de eventos realizados regionalmente:
Um e-book:
O CRP-MG informa à categoria que realizará a migração para um novo sistema tecnológico denominado BRC.
A migração de sistemas acarretará a suspensão de alguns serviços ao longo do mês de novembro.
Confira as informações sobre os serviços que serão suspensos e os prazos.