Divinópolis sediou encontro sobre saúde da população trans e travesti

Aprendizado e emoção marcaram a primeira edição do ano do ciclo de eventos Psicologia em Foco na subsede Centro-Oeste, em Divinópolis, no último sábado, 8 de fevereiro. Com o tema “Identidades trans e travestis no contexto da saúde”, a mesa contou com a participação de Yara Vitória Cardoso, travesti, negra, graduanda em Serviço Social e integrante de movimentos LGBTQI+ e negros de Divinópolis.

Yara compartilhou com o público sua história de vida, sua transição, o trauma do primeiro atendimento psicológico, que foi patologizante, e a forma como ressignificou sua relação com a Psicologia.

A mesa também contou com as contribuições do homem trans, Fernando Lara. Ele relatou que o tratamento psicológico fez falta durante o processo de transição e que falta infraestrutura na região Centro-Oeste do estado, uma vez que realizou os procedimentos da transição em Belo Horizonte.

O encontro também contou com declamação de poesias da coordenadora da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do Centro-Oeste, Lorena Rodrigues. A atividade foi realizada pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

Veja fotos do encontro.



– CRP PELO INTERIOR –