03 mar Formação da(o) psicóloga(o)
A publicação “Contribuições do Conselho Federal de Psicologia à discussão sobre a formação da(o) psicóloga(o)” está disponível no site do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais. Produzida pelo Grupo de Trabalho Formação, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o documento busca despertar inquietações quanto à formação e ao papel da categoria dos psicólogos.
Embora a formação do profissional na Psicologia e do pesquisador da ciência psicológica não esteja diretamente vinculada ao CFP, uma vez que outras instâncias da sociedade são responsáveis por essa questão, isso não exime o Conselho Federal de estar atento e preocupado em cooperar com a formação do psicólogo. Enquanto autarquia pública que regula eticamente a prática profissional e tem compromisso político com os indivíduos-cidadãos, as preocupações com a formação do profissional integram o arcabouço e o compromisso ético de sua função regulatória. Sendo assim, impõe-se ao CFP a obrigação de estar atento às condições de formação do profissional da Psicologia, preocupado com o respeito às demandas psicossociais dos indivíduos e às necessidades que a população tem dos serviços desse profissional.
Diante disso, o Grupo de Trabalho Formação do CFP, que tem como objetivo o aperfeiçoamento político do diálogo com a ciência e a formação de psicólogos e psicólogas, lançou em 2013 a publicação, expressando a posição do CFP, relativa ao âmbito da formação.
Leia AQUI o documento “Contribuições do Conselho Federal de Psicologia à discussão sobre a formação da(o) psicóloga(o)”.