Nota de pesar: Anyky Lima

Anyky Lima deixa importante legado para a luta pelos direitos LGBTI+. Foto: Arquivo CRP-MG

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) expressa profundo pesar pelo falecimento da ativista e travesti Anyky Lima, ocorrido neste 14 de abril de 2021.

Nascida no Rio de Janeiro, mudou-se para Minas Gerais há mais de 30 anos e tinha Belo Horizonte como seu lar. Foi expulsa de casa aos 12 anos e sobreviveu à transfobia, à ditadura militar e à epidemia de HIV. Sobreviveu também às estatísticas das mulheres trans e travestis, tornando-se um exemplo para o Movimento Trans Nacional.

Incansável na defesa dos direitos, pela superação de desigualdades e por uma vida digna e segura para a população LGBTI+, Anyky Lima foi, também, uma grande parceira da Psicologia Mineira participando e contribuindo em diversos espaços de debate do CRP-MG.

Anyky é inspiração para muitas das pessoas trans e travestis, uma mãe que não desistia das pessoas que lutavam, como ela, por suas identidades, seus corpos, suas corpas e sues corpes. Deixou sua marca na história do movimento trans ao batizar com seu nome o Ambulatório Multidisciplinar Especializado no Processo Transexualizador (Ametrans), do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), conhecido como Ambulatório Trans Anyky Lima. Deixou contribuições também em resistência, militâncias e afetos.

Anyky nos deixa um vasto legado de luta e resistência, sua sede de viver inspira a todes nós que trabalhamos com a vida humana e com o compromisso ético de ofertar a palavra a quem mais precisa. Anyky não só ofertava a palavra, mas atuava também com o corpo, corpo-político de uma travesti idosa em um país onde a expectativa de vida de uma pessoa trans não é alta. Ofertava acolhimento a quem precisava. Lutava por dignidade, respeito e por políticas públicas para LGBTI+ e para as trabalhadoras do sexo. Com a palavra, também nos emocionava e proporcionava boas gargalhadas ao relatar suas vivências e truques no ato de ficar viva.

Como ela mesma diria, “a vida passa muito rápido, quando a gente vê já era, eu acho que meu tempo passou muito rápido”, nós também achamos. Foi uma honra compartilharmos momentos de luta com alguém tão forte e corajosa. Ficam admiração, gratidão e respeito por tudo que sua existência significou.

Belo Horizonte, 14 de abril de 2021
XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Logomarca do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais



– CRP PELO INTERIOR –