10ª edição do Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais acontece neste fim de semana

Encontro definirá as diretrizes que deverão pautar a gestão do CRP-MG de 2019 a 2022

Começa nessa sexta-feira, 5 de abril, o 10º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (Corep). A realização do encontro faz parte de um amplo processo de mobilização que teve início em outubro de 2018, com a realização de eventos preparatórios. A partir de novembro, foram realizados os pré-congressos.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoveu 25 pré-congressos, que resultaram na eleição de 209 psicólogas(os) delegadas(os), 24 estudantes de Psicologia delegadas(os) e na elaboração de 385 propostas. O grupo de delegadas(os) reúne representantes de 47 municípios mineiros.

No Corep, as(os) delegadas(os) irão apreciar e votar as propostas. As proposições de âmbito regional que forem aprovadas no Corep nortearão a gestão do CRP-MG para o próximo triênio (2019 a 2022). Já as propostas de âmbito nacional serão encaminhadas para apreciação no Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que será realizado de 30 de maio a 2 de junho, em Brasília. No Corep também serão eleitas(os) as(os) delegadas(os) que representarão Minas Gerais no CNP.

Tema– A 10º edição do Corep e CNP aborda o seguinte tema: “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

O presidente da Comissão Organizadora do 10º Corep e tesoureiro do CRP-MG, Felipe Tameirão, afirma que a reflexão sobre o tema é necessária para a Psicologia, tendo em vista os desdobramentos das transformações sociais, culturais e políticas sobre a subjetividade das pessoas.

Felipe Tameirão chama atenção para o fato de que nos últimos 3 anos houve redução de recursos destinados a políticas públicas e retrocessos nas áreas de educação, saúde e assistência social. “Observamos o desvirtuamento da política de saúde mental, acenando para o modelo hospitalocêntrico e manicomial, através das comunidades terapêuticas”, exemplifica.

Eleições– Um dos objetivos do Corep é garantir espaço de articulação para composição e inscrição de chapas que concorrerão à próxima gestão do CRP-MG. O prazo para inscrição termina no dia 7 de abril e todas a informações estão disponíveis em: crp04.org.br/o-conselho/eleicoes2019/

Acompanhe o Corep pelas redes sociais– A abertura do encontro acontecerá nesta sexta-feira, 5/4, às 19h30. Durante todo o encontro, o CRP-MG divulgará informações, fotos e vídeos das atividades. Acompanhe na página do CRP-MG no Facebook e no perfil no Instagram.