21 jul Psicologia em Foco
O número de pessoas idosas tem aumentado bastante no Brasil, tendo a expectativa de vida aumentado de 33 anos, no início do século XX, para quase 70 anos, no final do século. Embora ainda seja considerado jovem, o país caminha rumo ao envelhecimento populacional. A última edição do “Psicologia em Foco” abordou questões presentes na vida dos idosos e o processo de envelhecimento desses indivíduos. O programa teve a participação da psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da FEAD, Denise Salim.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite cronológico para o início da terceira idade nos países desenvolvidos é de 65 anos, já naqueles em desenvolvimento é de 60 anos. A psicóloga Denise Salim acredita que o dito popular de que idade está mais relacionada ao estado de espírito do que à idade é válido. Entretanto, ela ressalta a importância da determinação de limites cronológicos, realizada por organizações como a OMS, o que facilita a criação de políticas públicas e a entrada da terceira idade em programas de governo. “Não necessariamente todo mundo no Brasil com 60 é envelhecido. Isso depende muito da história de vida da pessoa”, explica.
Salim também abordou a relação dos idosos com características da cultura atual, tais como o imediatismo, a jovialidade e a saúde relacionada à beleza física. “Como os idosos estão na nossa cultura, eles também querem estar fisicamente adequados: mais bonitos e mais jovens”, explica. Para a psicóloga isso não é ruim, pois eles estão primando pelo bem estar. “O problema é quando você faz isso a qualquer custo para satisfazer os outros”, afirma.
Sobre a dificuldade em aceitar o envelhecimento, a psicóloga explica que a educação em relação à velhice deve começar na infância. “Você vai ter dificuldade de lidar com sua velhice, dependendo de como encara sua velhice hoje”, diz. Denise destaca que a história de vida de cada um é o que irá determinar como as pessoas serão no envelhecimento.
Para ouvir a entrevista completa, utilize o o player abaixo:
“Psicologia em Foco” é uma produção do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, em parceria com a Rádio Inconfidência, transmitido às quartas-feiras, de 12h30 às 13h, na sintonia AM 880.