05 nov Eleita nova diretoria da ASUSSAM-MG
Foi eleita a nova diretoria da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM-MG), no dia 31 de outubro, última quarta-feira. O pleito foi realizado no Auditório Ruy Flores, na sede do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG).
A chapa única, “Liberdade e Autonomia”, recebeu 100% dos votos válidos, com a seguinte composição:
Presidente: Edmundo Veloso Caetano
Vice-Presidente: Elon Rabim
Secretárias: Sílvia Maria Soares Ferre e Ludmila Kondiziokavá
Tesoureiras: Jacqueline Gonçalves e Emilha Marques
Edmundo Veloso, presidente eleito, explica que a Associação busca esclarecer aos usuários da saúde mental, seus familiares e à sociedade em geral sobre os direitos dos portadores de sofrimento mental. “Minha principal meta é dar um norte, um sul, um leste e um oeste para todos os usuários, familiares e simpatizantes da luta da saúde mental”, garante.
Ele lembra que quando a ASUSSAM surgiu o objetivo da entidade era aliviar os usuários do choque e acabar com o internamento compulsório e provoca: “quando estivermos presos em manicômios, que a gente tenha a chave mestra para sair a hora que bem entender, em busca da felicidade, mesmo que seja equivocada”.
Além da proposta de fortalecer a autoestima e empoderar os usuários da saúde mental, a nova diretoria pretende criar um CNPJ para a Associação, visando mais autonomia para acessar e executar projetos. A posse está prevista para o dia 29 de novembro, às 14hs, na sede do CRP-MG, quando será eleito, em Assembleia, o Conselho Fiscal da entidade. As eleições da ASUSSAM-MG ocorrem de dois em dois anos.
Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais
Fundada em 15 de março de 1994, a ASUSSAM-MG é uma entidade civil sem fins lucrativos, políticos ou religiosos. A Associação tem como objetivo cultivar a mais ampla e perfeita cordialidade entre seus sócios; promover atividades sociais, culturais e desportivas; firmar convênios com associações congêneres, autarquias, fundações, entidades, religiosas, poderes públicos federal, estadual e municipal e outras; defender seus membros em toda e qualquer instância; fazer cumprir as deliberações da Carta de Direitos e Deveres dos Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental; divulgar e defender os princípios e propostas do Movimento da Luta Antimanicomial; sensibilizar os familiares para garantir participação efetiva e defesa dos princípios da Luta Antimanicomial.
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais apóia a Associação desde o ano de 2002.