CRP-MG e CRP-SP promovem live sobre atuação de psicólogas(os) junto a mães e filhos em situações de vulnerabilidade

Atividade virtual marca lançamento de caderno temático produzido pelos dois Conselhos

Em diversas regiões brasileiras tem se questionado o encaminhamento dado aos casos de retirada compulsória de bebês das mulheres/mães em situação de rua, pobreza extrema, exclusão social, usuárias de álcool e outras drogas, sofrimento mental, dentre outras vulnerabilidades.

É em sintonia com este contexto, que os Conselhos Regionais de Psicologia de Minas Gerais e de São Paulo se articularam para produzir um caderno temático sobre o assunto com orientações para psicólogas e psicólogos.

A publicação será lançada na quarta-feira, 9/12, às 17 horas, durante uma live, que contará com a participação das convidadas:

Anna Carolina Cabral – graduada em Psicologia e mestra em Filosofia. Psicóloga na Defensoria Pública do Estado de São Paulo há mais de 10 anos. Desde 2014 integra a equipe do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública de São Paulo. É mãe de uma esperta menina, Doula pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e Promotora Legal Popular, pela União de Mulheres de São Paulo. Integra o corpo docente do Curso de Pós Graduação em Psicanálise na Perinatalidade e Parentalidade do Instituto Gerar como professora convidada na temática “Maternidades e Vulnerabilidades – buscando práticas, redes e caminhos para minimizar violações”.

Jeanyce Araújo – Psicóloga Clínica pela abordagem Sócio-Histórica. Acompanhante Terapêutica, Preceptora de Estágios, integrante da Comissão de Orientação Mulheres e Questões de Gênero CRP-MG e da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadores.

Jéssica Isabel – psicóloga negra, especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais. Conselheira no XVI Plenário do CRP-MG, membro da Coordenação Colegiada da Comissão de Orientação de Psicologia e Política de Assistência Social. Atua como referência técnica na Coordenadoria Estadual de Direitos e Políticas para as Pessoas em Situação de Rua.

Mediadora:
Emanoela Arruda – psicóloga, cnselheira do XVI Plenário do CRP-SP. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, membra do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade da USP. Mestre em Ciências com ênfase em Sexualidade Humana.

Agenda

Live: Mulheres/mães e a Psicologia: reflexões sobre a retirada compulsória de suas filhas e seus filhos
Data: 9/12 (quarta-feira)
Horário: 17h
Transmissão pelo canal do CRP-MG no Youtube e pela página do CRP-SP no Facebook.

Lançamento do Caderno de Orientações do CRP-MG e CRP-SP sobre a atuação de psicólogas(os) com mulheres/mães e suas(seus) fihas(os) em situações de vulnerabilidade diversas.



– CRP PELO INTERIOR –