Conselhos profissionais de saúde divulgam nota em defesa dos direitos das mulheres

Os Conselhos Profissionais abaixo assinados defendem os direitos humanos e, sobretudo o direito à vida. Portanto, nesse 8 de março de 2021, homenageiam todas as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres, reafirmando a defesa da vacina, da seguridade social, das políticas públicas e da democracia para todas e todos, pois quando há redução de recursos na saúde, por exemplo, ou quando a democracia ou as políticas públicas são inexistentes, reduzidas ou sucateadas, são as mulheres as mais afetadas.

A luta coletiva é necessária e precisa envolver toda a sociedade, em especial as mulheres para a defesa de um projeto em que todas sejam respeitadas e tratadas com dignidade e igualdade de condições, sem discriminação de raça, cor, gênero, idade e identidade de gênero.

Nossa luta deve se manifestar também contra o feminicídio e todas as formas de violências cometidas contra as mulheres, além da defesa do movimento pela abertura da Maternidade Leonina Leonor, em Belo Horizonte, que foi construída com recursos públicos e recentemente desmontada.

A instituição já deveria estar atendendo as mulheres, lhes proporcionando mais dignidade e respeito no momento e no pós-parto, evitando mais mortes durante a pandemia, já que se encontra pronta há mais de uma década e aprovada em duas Conferências de Saúde.

Pela vida das mulheres, pelo respeito, pela dignidade e pelos direitos humanos, sociais, políticos e civis é que lutamos!

Belo Horizonte, 8 de março de 2021.

Assinam esta nota:

– Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG)
– Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG)
– Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região – Minas Gerais (CRN9-MG)
– Conselho Regional de Biologia da 4ª Região – Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal (CRBio-04)
– Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região – Minas Gerais e Espírito Santo (CREFONO6)

 



– CRP PELO INTERIOR –