07 jun Neuropsicologia e Psicologia Escolar são tema de live do CRP-MG
Na atividade foram abordadas as especificidades da atuação das(os) psicólogas(os) no contexto escolar
O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) realizou na última segunda-feira, 5/6, a live “Psicologia Escolar e Neuropsicologia: encontros e possibilidades”.
Durante a transmissão, os especialistas exploraram pontos de encontro e particularidades das duas áreas. O psicólogo e coordenador da Comissão de Orientação em Neuropsicologia do CRP-MG, Akauito Elcino, elucidou as contribuições da Neuropsicologia na compreensão de fenômenos na ambiência escolar. “O objetivo da Neuropsicologia muitas vezes se volta para a correlação em que as funções cognitivas podem indicar alterações nas estruturas neurológicas presentes. Para isso, ela tende a utilizar de um raciocínio clínico e técnico específico. Ela também parte de um arcabouço da neurociência, da saúde mental e da psicopatologia, que converge para um entendimento mais amplo desses fenômenos”.
O conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG, Celso Tondin, destacou a importância de psicólogas(os) atuarem de maneira alinhada à proposta pedagógica. “Se falamos de uma educação libertadora e de um sujeito emancipado, nós vamos ter que pensar em uma Psicologia que se insere na escola e que se implique no tipo de educação e de sujeito que quer se formar. Do contrário, nossos conhecimentos e práticas profissionais vão servir muito mais para uma alienação desses indivíduos”, alertou.
A conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica do CRP-MG, Elza Lobosque, mediou a live e reforçou: “é necessário termos como base nosso Código de Ética e ter condições técnicas, teóricas, práticas e pessoais para se colocar nesse espaço plural da Psicologia Escolar e educacional”.
Os convidados realçaram que as(os) psicólogas(os), com sua formação e conhecimentos específicos, podem auxiliar tanto na prevenção quanto na intervenção em problemas psicológicos, emocionais e neurológicos que afetam as(os) estudantes. Essas(es) profissionais desempenham um papel crucial no desenvolvimento de estratégias de inclusão e suporte, contribuindo para o bem-estar do corpo escolar.
A live contou com uma significativa participação do público. Akauito e Celso destacaram que a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e cerebrais das(os) estudantes permite um planejamento pedagógico mais efetivo e a implementação de intervenções personalizadas.
Confira a íntegra: