Experiências do CRP-MG são apresentadas no Congresso Interamericano de Psicologia

Trabalhos abordaram avaliação psicológica, questões éticas e gestão de pessoas
Fotografia das representantes do CRP-MG no Congresso Interamericano de Psicologia

Da esquerda para a direita: conselheira Elza Lobosque, psicóloga referência técnica Silvana Bueno e estagiária de Psicologia Ana Carolina Nascimento

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) apresentou três trabalhos e realizou uma mesa redonda no 39º Congresso Interamericano de Psicologia, realizado de 26 a 30 de junho, em Assunção, Paraguai. A autarquia foi representada pela conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica, Elza Lobosque, e pela psicóloga referência técnica, Silvana Bueno. A estagiária de Psicologia, Ana Carolina Nascimento, também participou do Congresso.

A conselheira Elza Lobosque relata que em relação à formação em avaliação psicológica foi possível detectar diferenças entre os países, mas observou um ponto comum: no processo formativo o foco ainda está no atendimento clínico e nas práticas de clínica escola. “Outros contextos são pouco abordados, o que diminui a importância dos testes psicológicos, do processo avaliativo e dos psicodiagnósticos”, afirma.

Elza também destaca que a experiência do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), recebeu grande reconhecimento pelos participantes do Congresso. “Os diálogos realizados durante o evento propiciaram outros olhares sobre nossa estrutura e nossas resoluções. Ficou evidente o quanto avançamos em termos internacionais”, avalia a conselheira. O Conselho Federal de Psicologia também enviou representantes ao evento e compartilhou experiências em diversas áreas.

Disputa de guarda – O trabalho “Família e Disputa de Guarda: Atravessamentos e Desafios Éticos para a Psicologia”, apresentado por Ana Carolina Nascimento e Silvana Bueno, analisa dilemas éticos que são apresentados à Comissão de Orientação e Ética do CRP-MG e deriva do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado por Ana Carolina Nascimento.

“A ideia de desenvolver a pesquisa partiu da minha atuação enquanto estagiária de Psicologia na Comissão de Ética do CRP-MG. O trabalho analisa os elementos que embasam as queixas-denúncia endereçadas ao Conselho em desfavor de psicólogos(as) no exercício de suas funções no atendimento a crianças inseridas em núcleos familiares no contexto litigioso da disputa de guarda e discute as implicações éticas e técnico-científicas da atuação”, explica a estudante.

Durante o Congresso, o CRP-MG sorteou exemplares de publicações nos temas da Avaliação Psicológica, Ética e o Guia de Exercício Profissional. “Foi muito produtivo, houve trocas potentes e o Sistema Conselhos foi reconhecido no cuidado com a profissão e seus avanços”, conclui a conselheira Elza Lobosque.

Confira os temas e a autoria dos trabalhos:

Trabalho livre – A importância da gestão de recursos humanos no CRP/04
Autoras: Elza Lobosque (conselheira do CRP-MG) e Taimara Spinelli (assessora de Gestão de Pessoas do CRP-MG)

Trabalho livre – Questões éticas e suas implicações profissionais na avaliação psicológica Autora: Elza Lobosque (conselheira do CRP-MG)

Trabalho livre – Família e disputa de guarda: atravessamentos e desafios éticos para a Psicologia
Autoras: Ana Carolina Nascimento (estagiária de Psicologia do CRP-MG) e Silvana Pontes Bueno (psicóloga referência técnica do CRP-MG)

Coordenação da Mesa Redonda “Os desafios da formação em avaliação psicológica”, que abrigou os seguintes trabalhos:
– Os desafios da formação em avaliação psicológica
Elza Lobosque, conselheira do CRP-MG
– Os desafios da formação em avaliação psicológica e ética
Délcio Guimarães, conselheiro do CRP-MG
– A formação em avaliação psicológica
Silvana Bueno, psicóloga referência técnica do CRP-MG



– CRP PELO INTERIOR –