CRP-MG homenageia Marcus Vinícius relembrando o documentário “As Marcas de Marcus em Minas”

Conselho convida a categoria a rever a história de um dos maiores expoentes da Psicologia brasileira

Nesta semana, quando se marcam oito anos da morte de Marcus Vinícius de Olveira, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, convida toda a categoria a relembrar e a novamente reverenciar sua atuação pelos Direitos Humanos, assistindo e compartilhando o documentário “As Marcas de Marcus em Minas”.

Marcus Vinícius foi um militante histórico da Psicologia brasileira e um dos pioneiros da Luta Antimanicomial no país, inaugurando e incentivando a categoria psi a fazer defesa contundente dos direitos de todas as pessoas. Ampliou o olhar das(os) psicólogas(os) em relação à sua responsabilidade cidadã. Encampou a luta anticolonialista, antirracista, antissexista e antilbtfóbica, demarcando a importância de uma união latino-americana da Psicologia.

Em uma espécie de fusão de saudade com o sentimento de revolta pela falta de respostas em relação ao crime que o vitimou – o CRP-MG segue apoiando todas as ações em prol da solução dessa barbárie – convidamos todas(os) a conhecer e a reconhecer a vida e a obra de um dos maiores expoentes da Psicologia brasileira e suas batalhas pela dignidade humana em solo mineiro.



– CRP PELO INTERIOR –