Insegurança alimentar, falta de acesso a trabalho e renda e emergência climática perpassam os diálogos do 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração

Evento acontece de 19 a 21 de junho, em Belo Horizonte. Conferência de abertura será proferida pela psiquiatra e psicoterapeuta chefe da Unidade de Saúde Mental do Ministério Palestino, Samah Jabr, e também será transmitida pela internet

Emergência climática, trabalho escravo, xenofobia, racismo, insegurança alimentar, sofrimentos mentais. Assuntos que estão na ordem do dia e serão abordados no 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração, que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realiza de 19 a 21 de junho, presencialmente, na PUC Minas Campus Liberdade, em Belo Horizonte.

As inscrições para o evento se esgotaram em menos de 48 horas, o que revela o grande interesse do público nos temas. Por esse motivo, a organização do CBPM optou por também transmitir as conferências e as mesas pelo Canal do CRP-MG no Youtube. Grupos de trabalho e minicursos não serão transmitidos e o acompanhamento pela internet não dá direito à certificação.

“Esperamos reunir em torno de 500 pessoas de vários lugares do Brasil e de diversos países para refletir criticamente acerca da resposta para acolhimento às pessoas migrantes e refugiadas”, explica o conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração do CRP-MG, Henrique Galhano.

O Brasil é forjado pelas diversas formas de migração desde a sua constituição: em 2023, enquanto o mundo atingia o número recorde de 114 milhões de refugiados, 710 mil vieram para cá, segundo a Agência da ONU para Refugiados no Brasil (ACNUR). O país também é palco de fluxos migratórios internos causados pelo rompimento de barragens e questões climáticas.

“Como dar conta de acolher tantos modos de vida, sofrimentos e expectativas tem sido um dos grandes desafios para a categoria de psicólogas(os), que segue implicada em se reinventar, enquanto também busca e cobra soluções junto à sociedade civil e aos governos”, explica Henrique Galhano.

O Congresso é realizado pelo CRP-MG e conta com a coorganização do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a parceria da PUC Minas e do coletivo de profissionais da Psicologia que atuam com migração (Psimigra). São apoiadores da iniciativa: Cio da Terra, Médicos Sem Fronteiras (MSF) e os Conselhos Regionais de Psicologia do Distrito Federal (CRP-DF), Paraná (CRP-PR), Rio de Janeiro (CRP-RJ) e São Paulo (CRP-SP).

Palestrantes internacionais

A participação de especialistas de vários países é um dos destaques do evento. O CBPM foi pensado de forma a favorecer a troca de experiências e se orienta pela perspectiva do Sul Global, por isso a maior parte das(os) convidadas(os) provêm de países da América Latina, África e Oriente Médio (Palestina).

A conferência de abertura será proferida pela psiquiatra e psicoterapeuta Samah Jabr. Desde 2016, Samah é chefe da Unidade de Saúde Mental do Ministério Palestino e supervisiona todas as atividades de saúde mental na Cisjordânia.

A conferência será realizada no dia 19 de junho, às 19 horas, e tem como título: “Ampliando o debate sobre saúde mental: discursos psicológicos dominantes e o contexto palestino”. Na ocasião, também será lançado o livro Sumud em tempos de genocídio escrito por Dra. Samah. Há mais de 20 anos, ela escreve extensivamente sobre as consequências traumáticas da ocupação israelense na saúde mental dos palestinos. O livro foi organizado e traduzido para o português por Rima Awada.

Entre as(os) convidadas(os) internacionais, também se destacam:

Ashraf Abdul Jabbar Bajaa Bajaa – internacionalista e especialista em Oriente Médio, experiente em análise geopolítica e mediação de conflitos na região;
Rustan Nabiullin – psicólogo e psicoterapeuta da Rússia, pesquisador de fenômenos psicossociais identificados no país entre migrantes e refugiados de guerra;
Habiba Ali-Amin – psicóloga (Universidade de Nairóbi) com experiência na coordenação de campos de emergências formados por pessoas deslocadas por conflitos na Somália, Sudão do Sul e Quênia. Nasceu em uma região coberta por conflitos agudos e prolongados, o que a levou a estudar a interseção entre migração e saúde mental; mutilação genital feminina e a violação dos direitos das mulheres.

Programação

A programação do 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (CBPM) – Por uma sociedade sem fronteiras abrange conferências, mesas, minicursos, exposição de pôsteres e realização de comunicações orais em oito grupos de trabalho (GTs). A relação completa de convidados e as atividades de cada dia estão disponíveis no hotsite do evento.

Recreação para crianças e adolescentes

A organização do Congresso está preparando um espaço com presença de monitoras(es) para acolher crianças e adolescentes, de 3 a 15 anos, durante as atividades do Congresso. A iniciativa pretende viabilizar a participação de cuidadoras(es) no evento, notadamente as mulheres, pois em geral são elas que assumem as tarefas de cuidado.

Feira de Mulheres Migrantes

Durante os dias 20 e 21 de junho, o público presente terá acesso à Feira de Artesanato e Gastronomia Cio da Terra, organizada pelo Núcleo de Geração de Renda do coletivo, composto por mulheres migrantes de diversos países, que possuem habilidades artísticas, artesanais e culinárias.

Além da arte, do artesanato e de uma deliciosa gastronomia, que inclui opções vegetarianas e veganas, será oferecido serviço de massagem terapêutica energética.

Barraca dos Centros de Convivência da RAPS BH e Suricato

Também estarão disponíveis no evento os produtos dos Centros de Convivência da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de BH e da Associação de Trabalho e Produção Solidária (Suricato).

Os itens são produzidos por cidadãos em sofrimento mental e/ou em uso prejudicial de álcool e outras drogas, que participam das oficinas de artes e de artesanato nos nove centros de Convivência de Belo Horizonte e nos quatro núcleos da Suricato (marcenaria, mosaico, costura e culinária). São produtos carregados de afeto e que geram renda e cidadania para os usuários da RAPS BH.

A feira vai funcionar de 9h às 20h, na Puc Praça da Liberdade, entrada da Avenida Brasil.

Pré-Congresso

No dia 18 de junho (terça-feira) será realizada uma sessão especial do Cine Diversidade, integrando as atividades do Pré-Congresso. Haverá a exibição comentada do documentário Por trás dos fronts: resistências e resiliências na Palestina, realizado em Gaza, e do curta Perdido no mar, uma animação inspirada na vida de um refugiado rohingya, lançado pelo Médicos sem Fronteiras (MSF). As informações completas estão disponíveis no site do CRP-MG.

Agenda

1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (CBPM) – Por uma sociedade sem fronteiras
Data: 19 a 21 de junho de 2024
Local: PUC Minas – Unidade Praça da Liberdade (Rua Sergipe, 790, Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Inscrições presenciais esgotadas. Transmissão de conferências e mesas pelo canal do CRP-MG no Youtube.
Dúvidas: evento@crp04.org.br



– CRP PELO INTERIOR –