Comemorações do cinquentenário do CRP-SP e CRP-RJ contam com a participação do conselho mineiro

Estreitamento dos laços entre os regionais da Sudeste propicia diálogos comuns para o trabalho técnico e das gestões

Os conselhos regionais de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) e do Rio de Janeiro (CRP-RJ) comemoraram 50 anos de fundação contando com a participação do CRP-MG em suas solenidades, recentemente. Em sessão solene na Assembleia Legislativa, no dia 26, o CRP-RJ marcou seu cinquentenário. Já a celebração do CRP-SP ocorreu no dia 29, durante a inauguração oficial da sede metropolitana. Foi momento ainda de marcar as 22 gestões que conduziram a autarquia e homenagear o psicólogo Arrigo Angelini, ao dar seu nome ao auditório.

Conselheiro Hudson Carajá (o primeiro à direita) participa da solenidade comemorativa de 50 anos do CRP-RJ. Foto: CRP-RJ.

O conselheiro Hudson Carajá representou o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerias (CRP-MG) nas comemorações no Rio de Janeiro. Em São Paulo esteve presente a conselheira presidenta Suellen Fraga, que compôs a mesa de abertura. “As autarquias da região Sudeste têm desenvolvido trabalhos conjuntos, fazendo intercâmbio técnico e de gestão. Temos pautas comuns em termos de território, com realidades muito próximas e que desdobram em alinhamentos para as Assembleias de Políticas, da Administração e das Finanças (Apafs). Encontramos formas de potencializar o diálogo com a categoria a partir das vivências muito parecidas”, explicou Suellen ao final do evento.

Suellen Fraga compõe a mesa de abertura das comemorações de 50 anos do CRP-SP. Foto: Angelo Cuissi.

A conselheira presidenta do CRP-MG ainda comemorou outros resultados desse laço com o CRP-SP: ”do início da nossa gestão para cá temos percebido o quanto nossa autarquia passou a referenciar os diálogos pela região Sudeste. A partir do protagonismo das pautas de migração, e contracolonialismo, por exemplo, passamos a ser muito requeridas para compor debates fora do nosso estado. Isso se soma à luta antimanicomial, pauta histórica de Minas Gerais. É gratificante caminhar lado a lado com outros regionais no compromisso com os Direitos Humanos”.



– CRP PELO INTERIOR –