04 nov Nota de reverência: Sônia Sissy Kelly
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) expressa a mais profunda reverência e gratidão a Sônia Sissy Kelly, que faleceu neste sábado, 2, em Belo Horizonte.
Sua contribuição para a Psicologia como referência do Movimento Trans e Travesti brasileiro é grandiosa. Ao longo de sua vida construiu inúmeros espaços de luta e resistência: foi ativista pelos direitos das pessoas que convivem com o HIV, da população de rua, e, em especial, mobilizou multidões em defesa das vidas das pessoas dissidentes de gênero e sexualidade.
Sissy sobreviveu à ditadura civil-militar, ao preconceito, à fome. Com seu corpo político, ocupava os espaços, promovia reflexões críticas e, assim, transformava a realidade à sua volta. Sua rica experiência de vida contribuiu para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, livros, matérias jornalísticas e produções audiovisuais que contaram sua história. A partir do seu ativismo cotidiano e do diálogo que estabelecia com o poder público, Sissy transmitiu uma perspectiva única sobre a experiência das pessoas LGBTQIA+, enfatizando sempre a importância de uma luta pautada pela perspectiva da interseccionalidade. Foi uma ancestral viva a quem agradecemos imensamente todo o aprendizado.
O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais celebra a trajetória de Sissy Kelly e com isso reforça o compromisso ético com os Direitos Humanos e a luta pela despatologização das transidentidades.
Belo Horizonte, 4 de novembro de 2024
XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais