CRP-MG participa de II Encontro de Ouvidorias do Sistema Conselhos

Evento abordou a padronização do atendimento e estratégias para qualificação das respostas às demandas da categoria e da sociedade

Representantes das 24 Regiões participam do II Encontro de Ouvidorias em Brasília.

Com o objetivo de fortalecer a escuta, o acolhimento e o encaminhamento qualificado das manifestações recebidas pelas Ouvidorias, foi realizado, no dia 6 de junho, em Brasília , o 2º Encontro de Ouvidorias do Sistema Conselhos de Psicologia. A atividade reuniu representantes das 24 Regiões entre conselheiras(os) e trabalhadoras(es) responsáveis pelos fluxos internos de atendimento. O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi representado pelo conselheiro secretário, Ted Evangelista, e pela ouvidora suplente Débora Rossi de Almeida Pires.

A realização da segunda edição do evento consolida o compromisso institucional com o aprimoramento das Ouvidorias, que vêm sendo estruturadas nos Conselhos Regionais a partir da Resolução CFP nº 12/2022. As trocas promovidas no encontro tiveram como objetivo assegurar à categoria e à sociedade um canal seguro, acessível e humanizado de comunicação com os Conselhos.

Pautas abordadas

Um dos encaminhamentos centrais do encontro foi a formação do Grupo de Padronização de Atendimento das Ouvidorias, que contará com representantes de todas as regionais. No Sudeste, a representante definida foi a ouvidora Luciana Mantovani, do Conselho Regional de Psicologia – São Paulo. O grupo será responsável por propor fluxos comuns de atendimento, além de elaborar um manual nacional das ouvidorias, a partir dos temas abordados no evento.

Entre os temas, além da padronização do atendimento às demandas, destacam-se a diferença entre denúncia e reclamação, a estruturação específica para o acolhimento das demandas de ouvidorias internas e a criação de um meio para receber denúncias anônimas e internas de assédio moral. Também foram discutidas questões como: definição de prazos para respostas, necessidade de campanhas educativas, delimitação dos limites de atuação das ouvidorias e o uso de tecnologias como o SEI.

Para o conselheiro Ted Evangelista, o encontro evidenciou o engajamento coletivo na construção de canais efetivos de escuta. “O que mais me chamou atenção foi o empenho de todas e todos para construir um canal de comunicação com a categoria que seja efetivo e seguro para atender às demandas relacionadas a denúncias, orientações, sugestões e reclamações”, relatou. O conselheiro explicou que a proposta é que esses canais não se limitem a um atendimento mecanizado.“Muitas vezes, quem aciona a ouvidoria está buscando orientação ou não conseguiu acessar setores específicos, então é preciso trabalhar nesse sentido de acolhimento humanizado”, avalia.

Já a ouvidora suplente Débora Rossi de Almeida, que participou do encontro pela primeira vez, destacou a importância da troca. “Foi muito interessante ouvir as experiências de outros Conselhos. Eu acho que esses momentos são oportunidades de a gente conhecer a realidade do Sistema Conselhos como um todo. E sempre tem o que aprimorar, o que aprender. Ainda há muitos alinhamentos a fazer, tanto no âmbito federal quanto regional, e esses espaços de troca são fundamentais para isso”, afirma.

Segundo a ouvidora, um dos temas abordados no encontro foi a distinção entre ouvidoria externa e interna. Apesar de a resolução atual contemplar apenas a ouvidoria externa, houve um entendimento coletivo sobre a relevância de estabelecer fluxos próprios para acolher manifestações de profissionais e colaboradoras(es) que atuam no Sistema Conselhos. Nesse contexto, foi sugerida a criação de um grupo de trabalho voltado à discussão de questões como assédio moral, bem-estar no ambiente de trabalho e encaminhamento de denúncias internas.

Fale com a ouvidoria

A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias, mas ela não substitui os canais habituais de atendimento. Quando já existe um canal de comunicação estruturado para determinado serviço, ele deve ser utilizado, e não a Ouvidoria.

Para mais informações, acesse a página da ouvidoria no site do CRP-MG.



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