Cine Diversidade integra XXIV Jornada LGBTI, com sessão especial em Brasília

Evento será realizado no dia 2 de julho, às 19h, na capital brasileira

No mês de julho, o projeto Cine Diversidade, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, terá uma edição especial no Distrito Federal. A sessão será realizada em parceria com o Cine Brasília no dia 2 de julho, às 19h, como parte da programação oficial da XXIV Jornada LGBTI. Esta edição também conta com o apoio do Box Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, da rede GayLatino, da Aliança Nacional LGBTI+ e do Grupo Estruturação.

A abertura do evento será conduzida pela conselheira referência das Comissões de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual e de Psicologia e Juventudes do CRP-MG, Lorena Rodrigues. Ela também é uma das responsáveis pelo projeto Cine Diversidade e compõe movimentos sociais em redes nacionais do movimento LGBTQIA+.

O tema da edição é História e memória do movimento LGBTI+ brasileiro, e será exibido um longa-metragem que explora momentos marcantes na história da comunidade LGBTQIA+.

Confira informações sobre a obra:

Título: Quando Ousamos Existir
Direção: Cláudio Nascimento e Márcio Caetano
País: Brasil
Ano: 2022
Gênero: Documentário
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre.
Sinopse: O filme “Quando Ousamos Existir” revive a intensa luta político-cultural pela liberação e afirmação LGBT, na década de 1970, até as primeiras ações de promoção da cidadania nos anos 80. Em mais de 40 anos do movimento LGBT brasileiro, suas ações confundem-se com as mudanças da democracia no país.

Diálogo com a plateia

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com as(os) participantes:

Claudio Nascimento – Co-dirigiu o documentário “Quando ousamos existir – Uma história do movimento LGBTI+ brasileiro dos anos 1970 e 1980”. Ativista do Movimento LGBTI+, coordenador geral da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, graduado em Filosofia e especialista em Políticas Públicas. Presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e diretor de políticas públicas da Aliança Nacional LGBTI+. Integrante do Conselho dos Direitos da População LGBTI+ do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional LGBTQIA +.

Suellen Fraga (CRP 04/46.105) – Psicóloga. Psicoterapeuta. Pós-graduada em Psicologia Clínica. Conselheira do CRP-MG.

Symmy Larrat – Travesti, feminista e ativista nas causas LGBTQIA+. Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Presidiu a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos. Foi Coordenadora Adjunta de Promoção dos Direitos LGBT no governo da Presidenta Dilma Rousseff. Coordenou o TransCidadania em São Paulo (SP), primeiro programa de políticas públicas interseccionais para pessoas transgêneras no país.

Mediação:

Lucas Lopes (CRP 04/50.260) – Psicólogo de formação. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista na Clínica Psicanalítica com Crianças e Adolescentes (PUC Minas). Pós-graduando em Saúde do Adolescente (Faculdade de Medicina da UFMG). Psicanalista em consultório particular. Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual (Sede) do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRPMG).

Inscrições

O evento é gratuito e o acesso será feito por ordem de chegada, sem necessidade de apresentação de ingressos.

Cine Diversidade

É um projeto conduzido pela Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG, com exibição mensal de filmes, seguida de debates sobre a temática escolhida. Para saber mais, acesse a página do projeto.

AGENDA

Cine Diversidade – História e memória do movimento LGBTI+ brasileiro
Data: 2 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Brasília –Asa Sul EQS 106/107, Brasília/DF



– CRP PELO INTERIOR –