Cine Diversidade aborda direitos sexuais e (não) reprodutivos com sessão comentada, em BH

Exibição será no dia 23 de setembro, às 19h, com entrada gratuita

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai realizar, no dia 23 de setembro, mais uma edição do projeto Cine Diversidade, em parceria com o Cine Santa Tereza e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Também compõe a programação deste mês a exposição virtual de fotografias do Projeto Lavanda, que reúne registros realizados com usuárias(os) dos Centros de Referência em Saúde Mental, Álcool e Drogas (CERSAMS AD’s) de BH em 2023, idealizado pelas artistas Bianca Aun e Carol Oliveira. O trabalho propõe um olhar afetivo sobre as experiências de cuidado e acolhimento em saúde mental. A edição conta com o apoio do Grupo de Extensão sobre Psicologia e Aborto na América Latina da UFMG (GEPSILA).

Três curtas-metragens brasileiros que abordam identidade de gênero, maternidade e família serão exibidos. Confira os filmes:

Título: Inventar Passarinhos
Direção: Isabela Alves
País: Brasil
Ano: 2024
Gênero: Drama
Duração: 8 min
Classificação: Livre
Sinopse: Em uma manhã cotidiana, um casal se senta à mesa de café da manhã. Enquanto conversam sobre sua relação, refletem sobre mudanças e planos para construir uma família.

Título: Fluido
Performance e concepção: Eli Nunes
País: Brasil
Ano: 2021
Gênero: Performance documental
Duração: 12 min
Classificação: 14 anos
Sinopse: Escorrendo pelas beiradas, narrativas de corpos transmasculinos vazam pelas fissuras e tomam o centro da cena rubra de Fluido. Tais vozes embalam os movimentos que imprimem e pintam possibilidades de um corpo não binário, fluindo através de suas energias masculinas, femininas e tantas outras, à medida que sangra.

Título: Parto, mas volto
Direção: Lui Foito
País: Brasil
Ano: 2024
Gênero: Animação
Duração: 5 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Como uma carta que fabula com as sensações do nascimento de uma vida, nas suas mais diversas formas, a água de rio se transforma em líquido amniótico que sonda o primeiro respiro. Dar à luz significa parir nós mesmos, como gestar e transmutar a si.

Diálogo com a plateia

Após as exibições, o público poderá participar de um bate-papo com convidadas(os):

Eli Nunes – Artista multidisciplinar de Belo Horizonte, que transita por linguagens como as artes cênicas, visuais e a poesia. Graduado em Dança (UFMG). Ator no longa-metragem “Parque de Diversões” e nos curtas “Kings” e “Depois do Fim”. Integra coletivos como a banda Moustache Queens e a House of Juicy Couture com sua figura Drag, Lili Bertas.

Lígia Dias Wolbert (CRP-04/79.972) – Psicóloga, mestranda em Psicologia, integrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Conexões de Saberes na UFMG.

Maycon Elias Santana – Homem trans. Mister Trans 2025 Contagem MG. 9 anos em transição. Casado, pai de 2 filhos. Professor. Arte educador. Faixa preta de Taekwondo. Integra a diretoria do coletivo Trans Viva. Militante pela luta antimanicomial. 1° homem trans do bairro a recorrer ao posto de saúde por atendimento digno e com respeito às pessoas trans. Foi assistente pedagógico do Núcleo de Referência LGBT+ de Contagem.

Mediação:

Ráiz Policarpo (CRP-04/62.950) – Psicólogo e educador social. Ativista transfeminista e antimanicomial. Trabalha e milita por saúde integral e autonomia sexual e (não) reprodutiva.

Ingressos

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo site Sympla. Uma cota de 50% dos bilhetes será disponibilizada para retirada presencial no Cine Santa Tereza, 30 minutos antes da sessão.

O CRP-MG emite certificado de participação. Para acessá-lo, basta escanear o QR Code que estará disponível no cartaz fixado no local do evento e preencher o formulário.

O projeto

O Cine Diversidade foi criado em 2017 com o objetivo de fomentar reflexões sobre gênero, sexualidade e Psicologia por meio do cinema, além de incentivar produções audiovisuais como ferramenta de orientação e combate a preconceitos e estigmas. Dessa forma, contribui para o enfrentamento da LGBTfobia e do racismo e fortalece essas pautas na agenda cultural de Belo Horizonte.

AGENDA

Cine Diversidade – Pensando direitos sexuais e (não) reprodutivos
Data: 23 de setembro de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)



– CRP PELO INTERIOR –