22 nov Programa de rádio apresenta reflexões sobre o suicídio da população negra
O racismo mata. De acordo com Sistema de Informação de Mortalidade do Governo Federal, a cada dez suicídios envolvendo jovens, seis ocorreram entre negros. Para refletir sobre essa realidade extremamente grave, o programa de rádio desta quarta-feira, 21/11, abordou o suicídio da população negra.
Este é o terceiro programa Psicologia em Foco da série de entrevistas especiais no rádio que o Conselho está realizando em novembro, mês dedicado à Consciência Étnico-Racial. A convidada da semana foi Rozangela Leite, mestra em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo e psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
Rozangela Leite explica que o suicídio denuncia uma tragédia coletiva. “O jovem negro se suicida por inúmeras razões sociais, econômicas e políticas. Não é um ato isolado”, afirma.
A psicóloga evidencia a importância de se pensar, antes de tudo, que posição este jovem tem na sociedade e de que forma ele atua. “Quem comete o suicídio sente uma dor insuportável e a dor do jovem negro muitas vezes tem origem nas estruturas sociais”, explica.