22 set Psicologia em Foco no rádio discute a importância do emprego para pessoas com deficiência
“Atualmente, 80% das pessoas com deficiência estão desempregadas”, afirmou a psicóloga Denise Martins, entrevistada no programa Psicologia em Foco, uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência 880 AM, desta quarta-feira (21/9). Denise foi delegada na 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e é consultora da Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG).
Segundo Denise, pessoas com deficiência intelectual e transtorno mental são as que mais encontram dificuldades para encontrar um emprego. A psicóloga ressaltou a importância da Lei de Cotas (8.213/91), que foi criada para promover a valorização das potencialidades de pessoas com deficiência, na tentativa de mudar ideias relacionadas à capacidade dos deficientes em produzir e transformar o mundo por meio do trabalho.
Segundo pesquisa feita pelo Ministério do Trabalho, 65% dos gestores possuem resistência em entrevistar e/ou contratar pessoas com deficiência, mesmo com as fiscalizações e as multas em função do não cumprimento da lei de cotas. “A mudança deve acontecer de forma cultural, se o empregador entender que o foco deve ser nas potencialidades e não nas dificuldades, a tendência é que o desemprego reduza”, argumentou.
“A Psicologia tem a função de conscientizar as pessoas sobre as diferenças e contribuir no processo de admissão com o conhecimento da Lei de Cotas e suas mudanças positivas para as pessoas com deficiência”, afirmou Denise.
O programa Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na Rádio Inconfidência 880 AM. Para escutar a entrevista completa, utilize o player abaixo.