Acompanhe a transmissão da etapa sudeste do IX Seminário de Psicologia e Políticas Públicas

Evento começa nesta quinta-feira, 7/6, às 13 horas, e será transmitido pela internet

As mesas de debate, palestras, conferência magna e plenária de encerramento da etapa sudeste do IX Seminário de Psicologia e Políticas Públicas serão transmitidas ao vivo, pela internet.

A transmissão abrange todas as atividades realizadas no auditório. Confira a programação que poderá ser acompanhada pela internet:

7 de junho (quinta-feira)

13h – Mesa de Abertura

14h – Mesa 1 “O Estado e a produção de subjetividades violadas”

Palestrantes:
Emiliano David ​- Mestrando em Psicologia Social (PUC SP), com projeto sobre saúde mental e dimensão étnico-racial. Especialista Psicopatologia e Saúde Pública (USP). Colaborador do CRP-SP, integrando o grupo de trabalho sobre Psicologia e Relações Raciais.
Esther Arantes – Psicóloga, mestra e doutora em Educação (Boston University). Professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ e professora do Departamento de Psicologia da PUC Rio.
Sabrina Cordeiro – Psicóloga, pós-graduada em Psicologia em Interface com a Justiça. Mestranda em Psicologia Institucional (UFES). Conselheira do CRP-ES, presidente da Comissão de Relações Raciais.
Mediadora: Cláudia Natividade – Psicóloga, mestra e doutora em Estudos Linguísticos (UFMG), professora do curso de Psicologia das Faculdades Ciências Médicas de Minas Gerais e FEAD. Vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

17h – Mesa 2 “Defesa, garantia e promoção de direitos humanos para o povo brasileiro”

Palestrantes:
Claudia Mayorga – Doutora em Psicologia Social (Universidade Complutense de Madri). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Pró-reitora adjunta de extensão da UFMG.
Symmy Larrat​ – Presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).
Mediadora: Juliana de Freitas – Psicóloga (UFES), conselheira do CRP-ES, membra do CREPOP e da Comissão de Políticas Públicas e Sociais do CRP-ES.

19h – Intervenção cênica e musical “Nós, o Rei e as Estrelas”
Grupo de usuárias e usuários do Centro de Convivência Venda Nova

19h30 – Conferência Magna “Que projeto de sociedade defendemos: A Psicologia nas políticas públicas”

Conferencista:
Fernando Lacerda – graduado e doutor em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). É professor-adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política (2015-2016). Estuda: História da Psicologia, Psicologia da Libertação, Marxismo e Psicologia Social Crítica.

Debatedora: Beatriz Borges Brambilla – psicóloga, mestra em Psicologia da Saúde, doutoranda em Psicologia Social. Conselheira coordenadora do Centro de Referências Técnicas de Psicologia e Políticas Públicas do CRP-SP.

 

8 de junho (sexta-feira)

9h – Palestra “O protagonismo de usuárias(os) na formulação, execução e monitoramento das Políticas Públicas”

Palestrantes:
Laura Camey – Militante da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam), usuária do Centro de Referência em Saúde Mental Leste e Centro de Convivência Cezar Campos.
Miriam Abou-Yd – Psiquiatra, psicóloga, militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental e Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila). Foi coordenadora de Saúde Mental de Belo Horizonte e de Minas Gerais.
Mediadora: Deborah Akerman – Mestra em Psicologia Social (UFSJ), especialista em Gestão de Assistência Social (Fundação João Pinheiro). Trabalha na Fundação Educacional Caio Martins, cedida pela Prefeitura de Belo Horizonte.

 

16h30 – Plenária

18h – Encerramento

Seminário – O evento é realizado pelo Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais de Psicologia de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).

O objetivo é dar visibilidade às práticas das(os) psicólogas(os) nas políticas públicas, seus desafios e dilemas, compartilhando experiências com vistas a fortalecer o exercício profissional e reafirmar as garantias de direitos nos diversos segmentos dessas políticas.

Inscrições – Devido à lotação do espaço, as inscrições para o evento estão encerradas. O encontro será realizado em Belo Horizonte.