Álcool e outras drogas em debate

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais realizou na tarde do dia 12 de novembro, no auditório do CRP-MG, em Belo Horizonte, o debate acerca do documento “Referências técnicas para a atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de álcool e outras drogas”.

Após ser inaugurado pelo Conselheiro de referência do CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologias e Políticas Públicas), Marcus Macedo, o evento foi continuado pela debatedora Ana Regina Machado, Psicóloga, Analista de educação e pesquisa em saúde, que elogiou sua redação e realização, mas sinalizou alguns problemas, entre eles o fato de o texto não esclarecer sobre quais políticas públicas existem hoje, no Brasil, a extensão do texto, que se prolonga em referências e a falta de conexão entre alguns títulos e seus parágrafos.

A também debatedora, Carolina Medeiros Braga, Psicóloga Fiscal do CRP-MG, reiterou as colocações de Ana Regina e acrescentou que as questões referentes às comunidades terapêuticas deveriam estar mais desenvolvidas no texto. Carolina também alertou para a necessidade de problematização do viés religioso que existe no tratamento às drogas, e como o trabalho da psicologia deve ser distinto, tendo mais subsídios para a discussão além do Código de Ética.

O documento que trata da atuação de psicólogas(os) em políticas públicas de álcool e outras drogas foi elaborado por especialistas reunidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), e esteve disponível para Consulta Pública até o dia 16 de novembro de 2013. O evento, com entrada gratuita, teve como objetivo fazer sua análise crítica



– CRP PELO INTERIOR –