Apoio às mães de filhos com deficiência foi tema do programa de rádio do CRP-MG

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 18/7, falou sobre a “Rede de apoio às mães especiais”. A entrevistada foi a psicóloga, Denise Martins, integrante da Associação Mães que Informam, ativista em defesa de direitos da pessoa com deficiência e com doenças raras e membro do Conselho de Saúde do Hospital Infantil João Paulo II.

Ouça o programa na íntegra.

Segundo o IBGE, no Brasil cerca de 45 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência, o equivalente a 23,9% da população geral. As mães são o principal apoio dos filhos com deficiência ao longo da vida, por isso, é necessário que essas mulheres sejam integradas a redes de apoio. “Porque são mães como as outras mães de pessoas que não têm deficiência. Precisam de tempo para alguma atividade fora de sua casa ou em horário que os filhos, por exemplo, não estejam nas escolas. Ter tempo para comprar uma roupa, ir a uma consulta para si, o desejo de passear sozinha”, explicou Denise Martins.

A psicóloga também falou sobre o papel da Psicologia no apoio às mães que muitas vezes se veem sozinhas e desamparadas emocionalmente. “A Psicologia tem toda a importância na descoberta e no fortalecimento emocional da cuidadora que se descobre mulher, uma possível empreendedora, uma pessoa que pode ter desejos, que pode aprender a ter um tempo para si, que busque na comunidade em que convive pessoas que possam lhe dar apoio e acreditar que pode receber ajuda, sem se culpar ou sentir-se eternamente em dívida com quem a apoia”, disse Denise Martins.



– CRP PELO INTERIOR –