Articulação entre Conselhos Regionais de Psicologia: conselheira de Minas Gerais realiza capacitação técnica em Santa Catarina

Elza Lobosque conduziu atividade sobre avaliação psicológica

Com informações do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina

Fotografia da capacitação realizada em Santa Catarina

Conselheira de Minas Gerais conduziu 3 dias de formação em avaliação psicológica

Durante os dias 12, 13 e 14 de julho, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – 12ª Região (CRP-12) recebeu a conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Elza Lobosque, em uma formação voltada para conselheiras e psicólogas técnicas.

“Nós sabemos o quanto é importante a Avaliação Psicológica para as profissionais da Psicologia e que a mesma é transversal a todas as áreas, essa capacitação vai auxiliar a equipe do CRP-12 a atender às psicólogas(os) com mais expertise e propriedade”, destaca Elza Lobosque.

Ao longo dos três dias, o tema da avaliação psicológica foi abordado em diferentes contextos: em concursos públicos, para porte de arma, forense, no trânsito, nas organizações, no contexto clínico e para cirurgias compulsórias.

Durante o evento, foram discutidos os papéis do profissional da Psicologia, da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) e as condições da avaliação temática. “Esse tipo de ação qualifica cada vez mais o serviço que a gente presta para a sociedade, melhorando a ponte entre legislação e a prática profissional”, diz Daniela Furlan, psicóloga técnica do CRP-12”.

Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica

Fotografia da conselheira Elza Lobosque no Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica

Representantes de Conselhos Regionais de Psicologia partilham experiências no Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica

A conselheira Elza Lobosque também participou do XI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, realizado em Brasília, de 3 a 7 de julho.

Na ocasião, a conselheira fez a apresentação oral “Atuação e impactos da Comissão em avaliação psicológica no CRP04” e participou de duas Mesas Redondas: “Contribuições e desafios da Comissão Temática em Avaliação Psicológica nos Conselhos Regionais de Psicologia (Conselhos Regionais MG, PR e RJ)” e “Contribuições das técnicas gráficas em diversos contextos de avaliação psicológica – Teste Palográfico e porte de arma de fogo: o que avaliar?”.

A conselheira explica que a Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica do CRP-MG é uma das mais antigas do Sistema Conselhos de Psicologia e durante o Congresso teve a oportunidade de apresentar a forma como tem atuado em parceria com as Comissões de Orientação e Fiscalização e de Ética (COF e COE). “Foi uma oportunidade para estreitarmos as parcerias das Comissões em Avaliação Psicológica do Sistema Conselhos em prol de pensarmos as pautas relacionadas a porte de arma, concurso público e cirurgias nas avaliações compulsórias”, relata a conselheira.

A conselheira explica que a Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica da subsede sudeste do CRP-MG, em Juiz de Fora, é uma das mais antigas do Sistema Conselhos de Psicologia e durante o Congresso teve a oportunidade de apresentar a forma como tem atuado em parceria com as Comissões de Orientação e Fiscalização e de Ética (COF e COE) e CCAP. “Foi uma oportunidade para estreitarmos as parcerias das Comissões em Avaliação Psicológica do Sistema Conselhos em prol de pensarmos as pautas relacionadas a porte de arma, concurso público e cirurgias compulsórias”, relata a conselheira.



– CRP PELO INTERIOR –