Atuação da Psicologia no combate ao racismo é tema de diálogo em BH

Encontro propõe reflexões sobre como o exercício profissional das(os) psicólogas(os) pode contribuir na luta antirracista

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai promover  no dia 9 de novembro uma nova edição do Psicologia em Foco. O tema do evento é “Interseccionalidade para além de ferramenta e método: a urgência da prática antirracista na Psicologia”.

A próxima edição será realizada na PUC Minas, campus Praça da Liberdade, das 19 às 21 horas. A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos, da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e da Comissão de Orientação Mulheres e Questões de Gênero.

Consciência Negra

Em 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra. O mês que se inicia é, portanto, mais um convite  para que toda a sociedade se envolva  no combate ao racismo e na busca pelo respeito aos direitos da população negra em nosso país.

Nesse  contexto, a proposta deste  Psicologia em Foco é abordar como a luta antirracista perpassa o exercício profissional das(os) psicólogas(os), debatendo a importância da Psicologia no enfrentamento à discriminação étnico-racial, apontando possíveis práticas de cuidados e fomentando o pensamento crítico e insterseccional sobre o assunto.

Contaremos com as contribuições de:

Juliana Gomes (CRP-05/41.667) – Preta, mãe, suburbana carioca. Psicóloga, mestre e doutoranda em Psicologia (UFRRJ). Servidora pública, docente de Psicologia, supervisora profissional, consultora em políticas públicas e psicóloga clínica.

Jéssica Isabel (CRP-04/44.047) – Psicóloga, especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais. Membro da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social e da Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade. Assessora na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem/MG.

A mediação será realizada por:

Alessandra Kelly Belmonte (CRP-04/34.380) – Psicóloga (PUC-Minas). Pós-graduada em Saúde Coletiva (UniAmérica). Analista de relacionamento com comunidades na H&P. Conselheira no XVII Plenário do CRP-MG, sendo referência para as Comissões de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e Psicologia, Criança e Adolescente.

Inscrições

O encontro é gratuito e aberto a psicólogas(os), estudantes de Psicologia e demais interessadas(os) no assunto. Para participar é necessário realizar a inscrição.

Atuação Psi

Fique por dentro das normas do Conselho Federal de Psicologia sobre o assunto, editadas para nortear a atuação de psicólogas e psicólogos:

Resolução CFP 018/2002 – Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial.

“Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o)” – Faz um mapeamento sobre o racismo no Brasil e sobre os esforços empreendidos para sua superação.

Nota do Sistema Conselhos de Psicologia “Convite a tirar o racismo do nosso vocabulário”.

Outras produções do CRP-MG sobre o tema estão disponíveis na página da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e no acervo digital: acervodigital.crp04.org.br

AGENDA

Psicologia em Foco –  Interseccionalidade para além de ferramenta e método: a urgência da prática antirracista na Psicologia

Data: 9 de novembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: PUC Minas, campus Praça da Liberdade, Auditório 2, 6º andar, prédio 1
(Rua Sergipe, 790, Funcionários, BH/MG)


– CRP PELO INTERIOR –