Autismo é tema de entrevista no Psicologia em Foco

O Dia Internacional de Conscientização do Autismo foi celebrado nesta terça-feira, 2 de abril. O tema foi abordado no Psicologia em Foco no rádio desta semana por meio de entrevista com a psicóloga e coordenadora do curso de Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Luísa Nogueira. Ela ressaltou a importância de acabar com estereótipos e de abordar a questão dos tratamentos para o transtorno.

Ouça entrevista clicando aqui.

O senso comum de que pessoas com autismo vivem uma realidade paralela foi refutado pela psicóloga. Por meio de trabalhos realizados por adolescentes e adultos com autismo, e também, pesquisas sobre o tema, se entendeu que muitas vezes as pessoas com autismo não conseguem participar mais ativamente, no entanto, têm a percepção sobre o que acontece no entorno.

“Tem um livro que chama O Que Me Faz Pular que foi escrito por um autista não verbal de 13 anos e que vai falar sobre isso. Ele percebe o que está acontecendo, mas ele não consegue controlar o próprio corpo para se comunicar da melhor forma”, pontuou.

Durante a entrevista, Maria Luísa destacou a Psicologia como fundamental no tratamento do transtorno de desenvolvimento, que é o autismo. “O papel do psicólogo é muito importante porque estamos falando de um transtorno sociocomunicativo. Nós vamos trabalhar com componentes do desenvolvimento que a Psicologia entende muito bem e vem estudando cada vez mais”, explicou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –