13 set Avaliação psicológica no contexto prisional foi assunto do Psicologia em Foco
Nesta quarta-feira, 12/9, o Psicologia em Foco abordou o assunto “Avaliação psicológica no contexto prisional”. Para falar sobre o assunto, participaram Barbara Nardy, juíza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e titular da Vara de Execuções Penais de Igarapé, e Gleisson de Campos, psicólogo, que atualmente responde pela Diretoria de Acompanhamento Terapêutico da Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais.
O debate está disponível, na íntegra, na internet.
Ao iniciar a conversa, Bárbara destacou que os presídios mineiros estão em situação precária e que, em alguns deles, o número de detentos ultrapassa a capacidade. Segundo ela, na penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, há 420 pessoas, mas o local suporta apenas 396.
A juíza também reforçou o que está previsto em lei sobre a necessidade de ressocialização do sujeito. “O viés punitivo ressalta nos presídios brasileiros, quando, na verdade, eles deveriam cumprir sua função institucional de ressocializar”, disse. Ela também ressaltou que a lei reconhece a capacidade técnica, a importância e as contribuições que a(o) profissional da Psicologia pode realizar no meio prisional.
Gleisson de Campos salientou que é necessária uma melhor estrutura para o trabalho da Psicologia no contexto prisional e que a população carcerária tem aumentado. “Nós trabalhamos arduamente para, pelo menos, tentar minimizar a situação de sofrimento em cárcere de certas pessoas”, pontuou.
Segundo o psicólogo, a participação de psicólogas(os) no contexto prisional se deu de forma gradativa e é fundamental realizar o debate ético sobre essa atuação. “O trabalho do psicólogo no sistema prisional adquire diversos formatos: assistência à saúde, projetos de reinserção social e avaliação psicológica dos condenados para atender demandas judiciais”, relatou.
A mesa foi mediada por Luíza Ferreira, psicóloga e analista executiva de defesa social na Secretaria de Estado de Administração Prisional.