10 abr Brasil sedia Congresso Latino-americano de Psicologia
Evento será realizado em São Paulo e tem como tema “Limites e desafios da constituição das subjetividades latino-americanas”. Submissão de trabalhos até 30 de abril
Estão abertas as inscrições para o X Congresso Latino-Americano de Psicologia – Ulapsi 2025. O encontro vai ocorrer entre os dias 31 de julho e 2 de agosto na cidade de São Paulo e traz como tema Limites e desafios da constituição das subjetividades latino-americanas. O objetivo é valorizar perspectivas que dialoguem com a realidade latino-americana, considerando as especificidades culturais, políticas e sociais que atravessam a região.
Submissão de trabalhos
A categoria também pode participar inscrevendo trabalhos. As propostas serão aceitas por meio do link ulapsi.org/web/congreso2025 até 30 de abril e podem abordar desde reflexões teóricas e pesquisas acadêmicas até relatos de experiências práticas e intervenções comunitárias. No momento da inscrição, deve-se escolher um dos eixos do Congresso e selecionar a modalidade em que o trabalho será inscrito: roda de conversa temática, pôster ou mesa-redonda. Cada participante poderá se inscrever com até um trabalho por modalidade.
Ulapsi
A União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi) foi criada em 2002 com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os diferentes países da região, promovendo uma Psicologia comprometida com as realidades sociais latinas. A cada dois anos, a entidade organiza o Congresso Latino-Americano de Psicologia, reunindo mais de 50 entidades filiadas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai, dentre elas o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).
De acordo com o conselheiro Henrique Galhano, presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos (CDH) do CRP-MG, a Ulapsi tem se consolidado como um espaço fundamental para refletir sobre a Psicologia no continente. “Em toda a produção e eventos da Ulapsi, preza-se muito pensar uma Psicologia que seja latino-americana. A partir dessa perspectiva, podemos discutir com profissionais de outros países uma Psicologia mais condizente com a nossa realidade”, afirma.
Ao que a conselheira Júnia Lara, presidenta da Comissão Permanente de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-MG, complementa: “A Ulapsi promove a troca de conhecimentos e defende políticas públicas voltadas para saúde mental, migração e povos indígenas”.
Psicologia na América Latina: um olhar para as nossas realidades
Para a conselheira Júnia Lara, a Psicologia latino-americana se diferencia das abordagens europeias e estadunidenses por estar fortemente conectada à história de desigualdades, lutas por libertação e contextos coloniais. “Enquanto as abordagens europeias e estadunidenses tendem a tratar os problemas de forma mais individual e universal, a psicologia latino-americana olha para os contextos coletivos, buscando entender e mudar as realidades das comunidades”, explica a psicóloga.
Na última edição do Congresso, realizada em 2023 no Uruguai, profissionais e estudantes firmaram um compromisso coletivo pelo fortalecimento da Psicologia na América Latina e no Caribe. Esse pacto, registrado na Declaração de Montevidéu, reafirmou a defesa dos direitos humanos, da igualdade racial e de gênero e da inclusão. Esses princípios seguem como base para os debates que acontecerão em 2025, reforçando o caráter social e transformador da Psicologia na região.
Para Henrique Galhano, as relações étnico-raciais fazem parte dos grandes desafios contemporâneos na América Latina, nos quais a Psicologia tem papel fundamental. “Precisamos refletir cada vez mais sobre os temas emergentes na América Latina. O Congresso deste ano será um espaço rico para avançar nas discussões sobre migração, relações étnico-raciais e práticas de acolhimento”, avalia.
Brasil no centro das discussões
Júnia Lara ressalta que sediar o Congresso em São Paulo representa um marco importante para a Psicologia brasileira. Segundo a conselheira, isso amplia a visibilidade das práticas desenvolvidas no país e fortalece a posição do Brasil no cenário latino-americano. “O intercâmbio de saberes e práticas é fundamental para a ampliação de abordagens inovadoras e para o fortalecimento de políticas públicas comprometidas com a justiça social e os direitos humanos”, afirma.
Galhano lembra que o CRP-MG participa ativamente do evento. “Temos levado para a Ulapsi pautas que representam o pioneirismo do Brasil no Sistema Conselhos, como a migração e a cannabis terapêutica. O Congresso deste ano será uma oportunidade para avançar ainda mais nas discussões sobre relações étnico-raciais e o papel da Psicologia frente às emergências sociais da região”.
AGENDA
X Congresso Latino-Americano de Psicologia
Data: 31 de julho a 2 de agosto de 2025
Local: São Paulo/SP – Brasil
Inscrições e outras informações: ulapsi.org/web/congreso2025
Notícias Relacionadas
Seminário Ulapsi repercute como grande espaço de intercâmbio de práticas da AL