Aberta a submissão de trabalhos para o 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração

Interessadas(os) podem enviar propostas até 6 de maio

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) torna pública a chamada para submissão de trabalhos para o 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (CBPM) – Por uma sociedade sem fronteiras.

O Congresso tem como objetivos proporcionar ao público informações sobre temas e discussões inovadoras e possibilitar reflexões sobre práticas e intervenções, no Brasil e no mundo, por intermédio de experiências de sucesso no campo da Psicologia e Migração.

O prazo para envio de propostas é 6 de maio de 2024. Os trabalhos poderão ser inscritos nas seguintes modalidades: Comunicação Oral e Exposição. Em Comunicação Oral, há as categorias “Relato de experiência” e “Relato de pesquisa”. Já a Exposição tem o “Pôster” como categoria.

Todas as informações relativas ao envio de trabalhos estão detalhadas no Aviso de Chamada Pública.

O Congresso

O 1º CBPM será realizado em Belo Horizonte, de 19 a 21 de junho de 2024. A iniciativa é realizada pelo CRP-MG, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a PUC Minas e o Coletivo de profissionais da Psicologia que atuam com migração (Psimigra).

Fruto de construções coletivas que vêm ocorrendo há alguns anos, o evento abarca a realização de conferências, minicursos e mesas, além da apresentação de trabalhos. A programação prevê ainda a realização de duas atividades no pré-congresso: a exibição comentada de filmes, no dia 18 de junho, e o 1º Encontro do Sistema Conselhos de Psicologia sobre Migrações, Refúgio e Apatridia, no dia 19 de junho.

O encontro acontece em um presente marcado por violência e tensões sociopolíticas profundamente entrelaçadas que afetam a condição de migrantes que chegam ao Brasil. Os fluxos migratórios recentes em direção ao país são majoritariamente de países da América Latina e do Caribe, compostos, em grande parte, por deslocamentos forçados. Esse contexto impõe uma maior situação de vulnerabilidade para a população migrante, principalmente para determinados grupos, como mulheres, crianças, população LGBTQIA+, pessoas negras e indígenas.

Inscrições para participação no Congresso

No momento, estão abertas somente as submissões de trabalho. As inscrições para participação no evento serão abertas no dia 20 de maio. As informações serão divulgadas no site do CRP-MG e nas redes sociais.

A participação no 1º CBPM é gratuita e aberta aos profissionais de Psicologia e demais profissionais da área de saúde mental, universitárias(os), sociedade civil e instituições que atuam com a temática da migração e público em geral.

Acesse as informações completas sobre o 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (CBPM) – Por uma sociedade sem fronteiras.



– CRP PELO INTERIOR –