30 mar CFP promove encontro de dirigentes do Sistema Conselhos de Psicologia
CRP-MG marca presença em atividade realizada na capital federal
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoveu nos dias 24 e 25 de março, em Brasília, encontro entre presidentas(es), tesoureiras(os) e secretárias(os) do Sistema Conselhos de Psicologia. O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi representado no evento por Liliane Martins, conselheira vice-presidente da autarquia, Elizabeth Lacerda, conselheira tesoureira, e Paula de Paula, conselheira secretária. Todas compõem o quadro de diretoria do atual plenário.
O evento celebrou o marco dos 50 anos do Sistema Conselhos de Psicologia e dos 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil, comemorados em agosto de 2021 e 2022, respectivamente. As(os) participantes propuseram novas ações para a Psicologia brasileira, em conformidade com as diretrizes do 11º Congresso Nacional de Psicologia, realizado em junho do ano passado.
“Este tipo de ação aumenta a probabilidade de dar continuidade ao desenvolvimento de ações e apresenta resultados éticos, técnicos e científicos”, ressalta a conselheira Elizabeth Lacerda.
Para a conselheira Paula de Paula, o encontro foi essencial para a discussão dos aspectos de gestão financeira e política dos Conselhos. “Tivemos uma análise de conjuntura com a Erika Kokay [psicóloga e deputada federal] que nos mostrou os desafios parlamentares da aprovação de leis que beneficiam a nossa categoria e que garantem um futuro melhor para a profissão, como a lei das 30 horas e o piso salarial da categoria”, destaca.
Dinâmica
O encontro foi dividido em dois momentos. O primeiro, realizado em conjunto com todas(os) as(os) participantes, reafirmou a necessidade de aproximação da Psicologia com representantes dos poderes de Estado, a fim de garantir a defesa da profissão e promoção de pautas pertinentes à categoria no legislativo.
O segundo momento foi realizado em grupos de presidentas(es), tesoureiras(os) e secretárias(os). Essa divisão possibilitou a abordagem de características inerentes a cada função desempenhada. “Foi muito oportuno e frutífero este espaço de fala e de escuta. Registro minha satisfação e agradecimento por participar deste encontro produtivo, alegre, respeitoso e, principalmente, muito afetivo”, ressalta Elizabeth Lacerda.
O registro fotográfico do encontro está disponível aqui.