27 jun Cine Diversidade apresenta filme sobre não-binaridade
Diálogo vai contar com a presença da protagonista do documentário de ficção
Na próxima terça-feira, 09/07, o filme Tudo o que você podia ser chega ao Cine Diversidade, no Cine Santa Tereza, em sessão comentada. Esta edição do Cine conta com dois apoios importantes: do Coletivo Não-Binárie de Minas Gerais (Coletivo NBMG) e do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS MG).
A atividade integra a programação da 2ª Semana de Promoção de Direitos e Visibilidade Não-Bináries de Minas Gerais, promovida pelo Coletivo NBMG.
Antes da projeção, o CELLOS MG irá divulgar as ações do mês de julho, com destaque para a Parada LGBTQIA+ de BH, que completa 25 anos em 2024.
Confira detalhes do filme:
Título: Tudo o que você podia ser
Direção: Ricardo Alves Júnior
País: Brasil
Ano: 2024
Gênero: Docficção
Duração: 83 minutos
Sinopse: É o último dia de Aisha em Belo Horizonte. Acompanhamos a despedida na companhia de suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will. Por meio do cotidiano e dos encontros entre as personagens, o filme tece um retrato afetuoso sobre a família que se escolhe constituir através do valor da amizade.
Bate-papo
Aberta ao público, a iniciativa promove projeções de obras audiovisuais, seguidas de um bate-papo com as(os) presentes, com o objetivo de fomentar o diálogo e dar visibilidade a temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.
Neste mês, estarão presentes integrantes do Coletivo Não-binárie de Minas Gerais.
Participam da conversa:
Bramma Bremmer – Artista de Belo Horizonte, trabalhando nas áreas da atuação, performance, escrita, direção, crítica, produção, comunicação e palhaçaria. Transita entre o teatro, o cinema e a literatura, e é coordenadora de comunicação do centro cultural Galpão Cine Horto. Vencedora do Prêmio Arte como Respiro – Literatura 2020 do Instituto Itaú Cultural e artista residente da Lab Cultural 2022 do BDMG Cultural.
Igui Leal – Artista, pesquisadore, produtore e educadore. Pesquisa, estuda e cria a partir de questões que abordam teatro, performance, identidades de gênero, sexualidades, educação e direitos humanos. Mestre em Teatro (UFMG). Bacharel em Psicologia (UFMG). Licenciade em Teatro (UFMG). Formade pelo CEFART Palácio das Artes. Integra o Núcleo de Pesquisa Atuar-Produzir, vinculado ao curso de Teatro da UFMG.
Kelton Santos – Artista plástico, roteirista e diretore de arte, formado em Letras (UNIFAL), integrante do NBMG. Estuda e pesquisa arte e gênero dissidentes entre indígenas e negros pré-diaspóricos.
A mediação será realizada por:
Gab Lamounier (CRP 04-52.747) – Psicólogo e mestre em Psicologia (UFMG). Trabalha com escuta clínica, cuidado coletivo, pesquisa e ativismo. Conselheiro no XVII Plenário do CRP-MG. Está na coordenação da AKASULO, o Centro de Convivência LGBT+ do Barreiro, e também atua como analista em consultório particular.
Ingressos
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes da sessão, às 18h30.
O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz fixado no Cine, no dia da sessão, e preencher o formulário.
Dia da Visibilidade Não-Binárie
14 de julho é o Dia Internacional das Pessoas Não-Binárias. A data é celebrada desde 2012 e foi escolhida por estar precisamente entre o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Internacional do Homem (19 de novembro). O objetivo é conscientizar e organizar as questões enfrentadas por indivíduos não binários em todo o mundo. Confira a Nota do CRP-MG sobre o tema, publicada no site da autarquia.
Sobre o Projeto Cine Diversidade
O Cine Diversidade é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e ao racismo e consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.
AGENDA
Cine Diversidade – Visibilidade não-binárie
Data: 9/7/24
Horário: 19h (terça-feira)
Local: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)