14 jun Cine Diversidade celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ com exibições e intervenção cultural
Produções tratam de assuntos como trabalho sexual, transfobia e racismo
Anualmente, durante o mês de junho, a comunidade LGBTQIA+ celebra o Orgulho de diferentes maneiras. O movimento, iniciado em 1969, é um convite à luta pela permanência dos direitos conquistados e ampliação de garantias que propiciem um futuro digno.
Como parte dessas ações de celebração, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com o Cine Santa Tereza e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, promove na próxima terça-feira, dia 20/06, às 19h, a sessão especial “Orgulho LGBTQIA+: democracia, trabalho e direitos”.
Serão exibidos, os documentários:
“Trabalho Sexual: Projetos, Diálogos e Perspectivas: Episódio Luciana Vasconcelos”
O curta aborda a vida e as facetas do ambiente de trabalho das mulheres trabalhadoras do sexo.
País: Brasil
Ano: 2021
Gênero: Documentário
Direção: Welida Bianca Dias, Maria Aparecida da Silva (Cidinha), Larah Caetano Maciel, Evellyn Záfferah e Cida Vieira
Duração: 3 minutos
Classificação: Livre
“Fabulosa Nickary Aycker”
A produção narra a vivência de uma mulher travesti preta e periférica que encontrou no seu trabalho, amor e uma nova chance. Artista da cena drag e teatral belo-horizontina, Nickary Aycker é a estrela desse curta e protagonista de sua própria história. Evidenciando narrativas historicamente apagadas, a produção traz diversas reflexões por meio da poética de um corpo que luta, diariamente, contra o racismo e a transfobia, para conquistar seu espaço nas artes e na vida.
País: Brasil
Ano: 2021
Gênero: Documentário
Direção: jomaka
Duração: 21 minutos
Classificação: 12 anos
Para a sessão de comentários contaremos com as participações de:
Convidadas
Nickary Aycker – Mulher travesti preta, periférica, com muito orgulho e amor. Artista da cena drag e teatral belo-horizontina, integrante dos coletivos Academia TransLiterária e Toda Deseo, além de idealizadora-empreendedora do Espaço Transbordar.
Luciana Vasconcelos – Travesti. Preta. Mulher empoderada por ocupar diversos espaços. Trabalhadora sexual. Foi a primeira travesti a trabalhar na Prefeitura do Rio de Janeiro, assessorando a Coordenadoria de Diversidade Sexual. Atuou como técnica, dentro da Política das Mulheres, na Prefeitura de Belo Horizonte.
Mediação
Valéria Costa Pacheco – (CRP-04/10.546) – Psicóloga do Coletivo Tear da Escuta. Especialista em Saúde Integral dos Usuários de Álcool e Outras Drogas no SUS. Formação em Educação Popular em Saúde no SUS. Articuladora na Unidade de Acolhimento Transitório da PBH, na Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) e no Coletivo Tecendo Diversidades.
Após a exibição dos curtas e comentários, haverá uma intervenção cultural da drag queen Penélope Fontana.
Penélope Fontana – Drag Queen. Artista divertida, empoderada, colorida e cheia de energia, usa a arte como forma de militância e conscientização. Integra o grupo de apresentadoras da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de BH. Assessora Parlamentar do Vereador Pedro Patrus, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
O acesso à atividade é gratuito mediante a retirada de ingressos, disponíveis na bilheteria do cinema a partir das 18h30 do dia do evento.
O Cine Diversidade realiza projeções seguidas de conversa com o público todos os meses. A iniciativa lança mão de obras audiovisuais para fomentar o diálogo e a visibilidade de temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.
Agenda
Evento: Cine Diversidade – “Orgulho LGBTQIA+: Democracia, trabalho e direitos”
Data: 20/06/2023
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30
Pré-inscrição para emissão de certificado de participação: https://bit.ly/CineDiversidade2006